Considerada uma das maiores feiras florestais do mundo, a Expoforest 2023 acontece na região de Ribeirão Preto – SP, entre os dias 9 e 11 de agosto. Este ano, o evento tem como previsão movimentar cerca de R$ 500 milhões em novos negócios. A Syngenta estará presente no evento e realizará demonstrações de suas soluções florestais em áreas plantadas, tendo como grande destaque, o lançamento de ATEXZO® Ant-F, uma isca formicida que tem como base PLINAZOLIN® technology, molécula inseticida revolucionária registrada e lançada ao mercado neste ano.
ATEXZO® Ant-F tem como foco o controle das formigas-cortadeiras, principal praga que atinge os cultivos de Eucalipto e Pinus, sendo o maior lançamento da Syngenta neste ano para o setor de florestas plantadas. Segundo Lydiberto dos Santos, Marketing & Strategy Head LATAM Professional Solutions da Syngenta, como o ciclo destes florestamentos é longo, com produção para ser colhida em 7 ou 8 anos, é necessária uma gestão de manejo eficiente. E é nesse cenário que o ATEXZO® Ant-F está inserido.
“Este lançamento possui uma molécula inovadora, segura e diferente das demais disponíveis no mercado, fornecendo uma opção eficaz e de longo prazo. Em linhas gerais, o produto ajuda a controlar uma das pragas primárias mais danosas e uma espécie que infesta áreas plantadas de florestas, prejudicando o desenvolvimento e produtividade destas árvores essenciais para a produção de itens internos e de exportação, como madeira, carvão vegetal e celulose”, destaca Lydiberto.
Segundo dados da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs 2020), a área de florestas plantadas em solo brasileiro totalizou 9,3 milhões de hectares em 2020 e as áreas com cobertura de Eucalipto corresponderam a 80,2% do florestamento para fins comerciais no país. Na região Sudeste, concentra-se a maior quantidade de Eucalipto enquanto a região Sul é a líder em Pinus.
As formigas-cortadeiras reduzem a área foliar das plantas e comprometem o crescimento e desenvolvimento das árvores, além de favorecer a entrada e disseminação de doenças pelo corte de tecidos vegetais saudáveis. Por conta de sua composição com base na tecnologia PLINAZOLIN®, o inseticida atua direto no sistema nervoso de tais formigas, controlando a infestação do formigueiro e atingindo indiretamente a rainha da colônia.
“O controle de formigas representa um grande desafio para os produtores florestais, que agora contam com essa nova tecnologia como aliada, fruto de 30 anos de pesquisa e conhecimento da biologia e ecologia desses insetos”, reforça Lydiberto.
Durante o evento, a Syngenta vai reunir especialistas na condução de palestras que serão realizadas em seu estande. O objetivo é debater o cenário e as tendências desse mercado que cresce a cada ano no Brasil.
Fonte: Juscelino Pereira Junior