21.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralIniciativas da Marfrig em sustentabilidade são tema de case em programa de...

Iniciativas da Marfrig em sustentabilidade são tema de case em programa de Harvard

Estudo de caso “A busca da Marfrig pela carne bovina sustentável” foi apresentado no programa Agribusiness Seminar/Harvard Business School, em 10/1, nos EUA

As iniciativas da Marfrig na área de sustentabilidade são tema de estudo de caso do programa Agribusiness Seminar, da Harvard Business School. A companhia – líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo – foi convidada pela instituição norte-americana para participar do case, intitulado “A busca da Marfrig pela carne bovina sustentável” (Marfrig’s Quest for Sustainable Beef). O documento foi apresentado durante seminário do programa em 10 de janeiro em Harvard, Boston, Estados Unidos, juntamente com cases sobre outras empresas de agronegócio.

O programa Agribusiness Seminar é voltado para executivos de alto escalão que atuam no segmento de agropecuária dentro de empresas, governos e organizações não-governamentais de todo o mundo. Durante o encontro (seminário), os participantes exploraram as tendências e as melhores práticas do agronegócio. Foram levantadas questões organizacionais, estratégicas, competitivas, econômicas e sociais. Os alunos também trocaram experiências e fortaleceram o networking. O seminário explorou a dinâmica atual e futura da indústria e incentivou insights para impulsionar o crescimento das empresas e aprimorar os conhecimentos dos executivos.

Para elaboração do case sobre a Marfrig, o professor do Agribusiness Seminar, José B. Alvarez, entrevistou executivos e membros do Comitê de Sustentabilidade da empresa. Também foram ouvidos parceiros externos da companhia nos projetos e ações de sustentabilidade. O objetivo de Alvarez foi acessar as perspectivas dos entrevistados sobre a atuação da companhia no tema e nortear a produção do case, que contou com participações dos pesquisadores de Harvard Pedro Levindo e Ruth Costas.

O case

O case a respeito da Marfrig aborda iniciativas da companhia como o Comitê de Sustentabilidade e o Programa Marfrig Verde+, assim como o comprometimento da empresa de não comprar gado proveniente de áreas desmatadas da Amazônia. O documento apresenta a jornada da Marfrig em sustentabilidade e os investimentos em sistemas de rastreamento e monitoramento de fornecedores diretos e indiretos (grande desafio do setor). O case traz aos alunos do programa questionamentos como: é possível reunir produtores, varejistas, concorrentes e governo para promover a agenda da sustentabilidade? Como o setor poderia envolver os pecuaristas para produzir de forma sustentável e, ao mesmo tempo, fazer com que os consumidores valorizem seus esforços de sustentabilidade e estejam dispostos a pagarem mais pelos investimentos necessários para produzir produtos de baixo (ou zero) carbono? A Marfrig poderia se diferenciar como pioneira em sustentabilidade?

O material cita projeções do mercado global de carne bovina e tendências da indústria. Desafios e contexto político para conter o desmatamento na Amazônia também são abordados.

Abordagem interativa

O currículo do programa Agribusiness Seminar é baseado no mundialmente conhecido método de caso Harvard Business School, abordagem interativa que envolve os participantes em uma troca dinâmica de ideias à medida que identificam e testam possíveis ações. Os seminários apresentam novos casos incorporando tendências, modelos de negócios em evolução, estratégias competitivas e novas ideias sobre oportunidades e desafios do setor. Cada caso se concentra em uma determinada empresa alimentícia ou relacionada à agricultura e as principais decisões de seus líderes.

“A Marfrig está muito feliz por ter sido convidada para estudo de caso do programa da Harvard Business School, da Universidade Harvard — uma das instituições de ensino de maior prestígio dos Estados Unidos e do mundo. E por compartilhar as ações da companhia em sustentabilidade com alunos do mundo todo, o que pode inspirá-los em novas iniciativas”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig.

Fonte: Ana Cecilia

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS