18.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralInfraestrutura de transporte e os avanços nas obras da Ferrovia de Mato...

Infraestrutura de transporte e os avanços nas obras da Ferrovia de Mato Grosso serão apresentados ao público

A Rumo, maior concessionária de ferrovias do Brasil e referência no escoamento de grãos produzidos em Mato Grosso, participa pela primeira vez da Farm Show MT, uma das mais importantes feiras de negócios do setor agropecuário mato-grossense. O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Primavera do Leste, será realizado de 18 a 21 de março, no Parque de Exposições da cidade.

Os visitantes que passarem pelo estande da Rumo terão a oportunidade de conhecer as soluções logísticas oferecidas pela empresa. Focada na otimização do transporte da produção agropecuária, a Rumo desempenha um papel estratégico, principalmente na movimentação de soja, milho e farelo de soja do Centro-Oeste brasileiro diretamente ao Porto de Santos (SP) e assim, aos principais mercados consumidores do país e do mundo.

A ferrovia se destaca como uma alternativa logística sustentável, contribuindo significativamente para a redução das emissões de CO₂ e promovendo maior eficiência no transporte de cargas. O modal ferroviário tem sido um diferencial para o agronegócio, garantindo competitividade no custo operacional e maior segurança na distribuição da produção.

A participação da Rumo na Farm Show reforça seu compromisso com a inovação e o fortalecimento da cadeia produtiva do agronegócio. “A Rumo é uma operadora logística que se destaca por oferecer soluções eficientes para o agronegócio, sempre com foco no desenvolvimento econômico, social e na sustentabilidade. Por isso, buscamos expandir nossas operações para facilitar o transporte da produção em municípios com forte vocação agrícola e agroindustrial. É o caso de Primavera do Leste e toda a região sudeste de Mato Grosso”, afirma Altamir Perottoni Júnior, vice-presidente comercial e de desenvolvimento de negócios da Rumo.

Avanço das obras da Ferrovia Estadual de Mato Grosso

Iniciada em novembro de 2022, a Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo terá mais de 700 quilômetros de trilhos, partindo de Rondonópolis e chegando até Lucas do Rio Verde, com um ramal para Cuiabá. As obras vão abranger 16 municípios mato-grossenses, estimulando a geração de empregos diretos e indiretos.

Atualmente, a Rumo executa mais de 100 frentes de trabalho na região sudeste de Mato Grosso, avançando com as obras do primeiro trecho da Ferrovia Estadual de Mato Grosso. Nesta primeira fase, o projeto contempla 160 km de extensão e já conta com diversas estruturas concluídas, como viadutos, passagens de nível e pontes. Outras, ainda estão em fase final de construção, reforçando o compromisso da empresa com a infraestrutura ferroviária do estado.

Na região da BR-070, entre os municípios de Dom Aquino, Primavera do Leste e Campo Verde, a Rumo também está implantando um novo terminal de transbordo de cargas. Com previsão de início das operações em 2026, o terminal terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, proporcionando mais eficiência e competitividade à logística do agronegócio. Nesta obra, são 850 empregos diretos e 1.700 indiretos.

Geração de empregos e investimento social

A Rumo também investe no desenvolvimento social e na capacitação de mão de obra ao longo de suas operações. Atualmente, a empresa está construindo uma fábrica de dormentes em Rondonópolis, que, durante sua instalação, gerará cerca de 300 empregos. A previsão é de que, até maio, mais de 4 mil profissionais estejam empregados em todas as obras que atendem ao projeto da Ferrovia Estadual.

Além disso, a Rumo promove iniciativas sociais voltadas às comunidades locais, fortalecendo a relação com os municípios e implementando projetos que geram impactos positivos e duradouros na região.

Fonte: Crop AgroComunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS