22.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralÍndice IDEA reconhece bioparque da Raízen como campeão de produtividade agrícola no...

Índice IDEA reconhece bioparque da Raízen como campeão de produtividade agrícola no MS

Resultado considera dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) para safra 2022/2023, e reconhece estratégia da companhia para o aumento da produtividade nas suas unidades

O Parque de Bioenergia da Raízen em Rio Brilhante (MS) foi reconhecido como campeão de produtividade agrícola do estado do Mato Grosso do Sul na safra 2022/2023, segundo o Índice IDEA, que desde 2002 é calculado com dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Um dos aspectos aferidos pelo índice que favoreceu a conquista pelo bioparque foi o TCH (tonelada de cana por hectare), que atingiu 94,70, representando um aumento de 13,70% na comparação com a safra anterior (2021/2022).

Com áreas extremamente propícias ao cultivo da cana-de-açúcar, o Mato Grosso do Sul é um importante polo para Raízen, maior produtora global de etanol da cana. Em 2021, a companhia adquiriu três bioparques no estado, localizados em Rio Brilhante e Maracaju, que se somaram à unidade de Caarapó. Esse movimento de expansão da Raízen no estado permitiu a ampliação da aplicação das melhores práticas de manejo e gestão pela companhia, incluindo avaliação do momento adequado para colheita e plantio e a modernização do plantel varietal.

“Esse excelente resultado que obtivemos em Rio Brilhante é fruto da nossa estratégia de aumento de produtividade com foco em qualidade”, destaca Ricardo Lopes, diretor Agrícola da Raízen. “O Mato Grosso do Sul é um estado onde temos uma produção estratégica e que vamos continuar investindo, sempre com boas expectativas”, acrescenta.

Iniciada em 2021, a expansão no Mato Grosso do Sul garantiu à Raízen um acréscimo de 280 mil hectares de área cultivada de cana. Para os próximos anos, o potencial de crescimento da produção da matéria-prima para a companhia no estado é estimado entre 10% e 15%. Atualmente, a Raízen gerencia uma das maiores operações agrícolas do mundo, com cerca de 1,3 milhão de hectares de área cultivada e capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana, sendo também a empresa com maior número de bioparques em operação no Mato Grosso do Sul.

A Raízen recebeu o prêmio concedido à unidade Rio Brilhante, de Campeã de Produtividade Agrícola do Brasil na safra 2022/23 no Mato Grosso do Sul, durante o 24º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, realizado pelo Grupo Idea em Ribeirão Preto (SP), no dia 30 de março. O objetivo dessa premiação anual é destacar resultados de produtividade e competitividade no setor sucroenergético, proporcionados pela aplicação de novas tecnologias em São Paulo, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Fonte: Lua Beatriz

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS