17.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralInclusão de Ouro emociona público em sua primeira final de ciclo

Inclusão de Ouro emociona público em sua primeira final de ciclo

Prova da ABCCC incentiva aproximação de portadores de necessidades especiais com o Cavalo Crioulo

A emoção entrou em pista no início da noite deste sábado, 28 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Pela primeira vez, o Inclusão de Ouro, modalidade promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) para portadores de necessidades especiais, teve sua final, um ano após a criação da prova.

Os nove ginetes, entre 18 e 69 anos, com as mais diversas necessidades, desenvolveram os movimentos de Andadura (tranco, trote e galope) e Escaramuça Livre (movimentos livres) durante a prova, dividida em Forças A e B. No final o título da Força A ficou com Ítano Figueiredo, montando Nicoli do Purunã, enquanto na força B a vitória foi de Josilene Martins, com Caduco Cala Bassa.

Figueiredo, que foi quem fez a apresentação na pista de Esteio há um ano, salientou que a maior conquista foi o reconhecimento da prova na comunidade crioulista e o apoio cada vez maior que os competidores vêm recebendo. “O que importa é ter incentivado as pessoas para estarmos aqui, ter estas pessoas incentivando e correndo foi o maior prêmio de todos. Este primeiro lugar é de todos”, disse.

Para Josilene, que também foi a criadora da prova e é a coordenadora da subcomissão da modalidade na ABCCC, o resultado final entre os ginetes foi o que menos importou neste dia. “A minha realização maior é que há um ano viemos sozinhos aqui com o Ítano em pista para conseguir uma apresentação e hoje voltamos com nove pessoas com uma modalidade, uma prova linda e uma arquibancada cheia e isso não tem o que pague”, comemorou.

O Inclusão de Ouro foi oficializado em outubro de 2018 e teve sua primeira prova realizada em novembro do mesmo ano. A grande final contou com o julgamento de Fernando Gonzales e José Francisco Moura. “O que eu presenciei aqui hoje é louvável. Estas pessoas, a superação delas, a gente se arrepia. Esta superação é indescritível”, destacou Moura.

Fonte: AgroEffective Por Nestor Tipa Júnior e Larissa Mamouna 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS