17.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralIgam convoca produtores para cadastramento das barragens utilizadas na agricultura irrigada

Igam convoca produtores para cadastramento das barragens utilizadas na agricultura irrigada

As recentes tragédias envolvendo barragens têm preocupado a população e gestores públicos que estão se mobilizando para evitar novos desastres. Uma dessas medidas é o cadastramento obrigatório das barragens usadas para irrigação, que estiverem em operação. O cadastramento junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas-Igam, que começou na última semana, deve ser feito pelo envio da Planilha de Cadastro de Barragens pelo produtor que detém a regularização do uso de recursos hídricos.

Para minimizar o risco de acidentes ambientais, as barragens com altura maior ou igual a 15 metros e volume igual ou superior a 3 milhões de metros cúbicos, tem apenas até o dia 28 de março para regularizarem a situação. Para as demais barragens, os prazos se estendem até o dia 31 de dezembro dos anos de 2020, 2021 e 2022.

Confira os critérios de porte e datas limite para envio da Planilha de Cadastro de Barragens:

A portaria é válida para todos os tipos de barragens construídas em rios e córregos, com exceção apenas daquelas para aproveitamento hidrelétrico. O cadastro é obrigatório e deve ser realizado no Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos do Estado de Minas Gerais (Siscad), por meio do preenchimento e envio de planilha.

Já para os produtores que possuem reservatórios-piscinões que ainda não estão em funcionamento, a justiça suspendeu as análises de outogas do uso de águas para as estruturas que não apresentarem os projetos hidráulicos, anotações de responsabilidade técnica, planos de funcionamento e segurança dessas construções.

Os consultores iCrop estão aptos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA a auxiliar o produtor rural irrigante na implantação e avaliação hidráulica dos equipamentos, elaborando laudos e planos de funcionamento com a responsabilidade técnica da iCrop.  “O consultor faz uma análise minuciosa dos equipamentos para avaliar e indicar os ajustes necessários para que o processo de irrigação seja seguro, econômico, eficiente e sustentável”, explica Eduardo Caldas, Diretor de Operações da iCrop.

Para o Engenheiro Agrônomo especialista em Gestão Ambiental e Proteção de Plantas, Deyver Martins, definir esses critérios é essencial para garantir a segurança nas barragens, evitando possíveis acidentes. “Além de ser uma medida de emergência, o cadastramento é necessário para que os órgãos ambientais conheçam todas as barragens existentes no estado de Minas Gerais para, posteriormente, realizar estudos e adotar medida de seguranças”, afirma o especialista.

Fonte: Comunique-se

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS