Iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com a Prefeitura de Rio Verde e o Porto Digital, espaço faz parte da estratégia de consolidar o estado como polo de tecnologia e empreendedorismo no Brasil.
Rio Verde inaugura, nesta quinta-feira (30), um espaço para consolidar o município como referência em inovação e empreendedorismo no interior do estado. O Hub Goiás Rio Verde nasce como um ponto de convergência entre empreendedores, pesquisadores, universidades, startups e investidores, tendo como objetivo fomentar novos negócios e impulsionar a economia local com novas oportunidades no setor de tecnologia e inovação.
Iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Prefeitura de Rio Verde e o Porto Digital, o Hub Goiás Rio Verde representa um marco na política de interiorização da inovação, ao expandir as ações de ciência, tecnologia e empreendedorismo para o interior do estado.
Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto afirma que o objetivo do governo estadual é garantir que a inovação não fique concentrada apenas na capital. “O Hub Goiás já apoiou mais de 170 startups em apenas dois anos e, agora, toda essa experiência chega a Rio Verde. É mais um passo que damos na construção de um ecossistema de inovação descentralizado e conectado, capaz de impulsionar o desenvolvimento regional, transformar o futuro e consolidar Goiás como um estado inovador e competitivo em escala nacional”, afirma.
O Hub Goiás Rio Verde funcionará como um espaço colaborativo de inovação, promovendo programas de apoio a startups, maratonas de ideação, mentorias, workshops e eventos voltados para o fortalecimento do ecossistema local. Além disso, o local terá espaços de trabalho gratuitos em um coworking confortável e com internet de alta velocidade.
O modelo de gestão é baseado em parceria institucional. O Governo de Goiás e o Porto Digital são responsáveis pela execução dos programas, governança e curadoria das atividades, enquanto a Prefeitura de Rio Verde garante a infraestrutura e o apoio operacional do espaço. “Rio Verde tem uma vocação natural para o empreendedorismo e para a inovação. Com o Hub Goiás, ampliamos as oportunidades para os nossos jovens, fortalecemos o ecossistema local e mostramos que a capital do agronegócio também pode ser referência em tecnologia e novos negócios”, destaca Wellington Carrijo, prefeito de Rio Verde.
Com um planejamento inicial de 12 meses, o projeto contará com um cronograma contínuo de atividades, fomentando o empreendedorismo, a capacitação tecnológica e a geração de empregos qualificados. “Desde o início do Hub Goiás, sabíamos que ele deveria ser mais do que um espaço físico, ou seja, um local para ideias inovadoras, troca de conhecimento, networking. Após dois anos da inauguração, o modelo se mostra muito positivo para a região, por isso surgiu a ideia de levar a iniciativa para a cidade de Rio Verde e ampliar esse ecossistema de inovação na região”, comenta Heraldo Ourem, diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital.
Fonte: Prefeitura de Rio Verde



