Temas relacionados à macroeconomia, que impactam diretamente o dia a dia dos negócios, são os destaques do evento
A hEDGEpoint Global Markets, especializada em inteligência de mercado, consultoria, gestão de risco e soluções de hedge, realiza nesta quinta-feira (27) um seminário sobre os principais temas macroeconômicos atuais. A desaceleração da economia chinesa, a alta do dólar e seus impactos no mercado de commodities estão no escopo do evento online, que é gratuito. As inscrições podem ser feitas no site da companhia.
Durante o webinar, os analistas farão um update dos mercados agrícola e de energia, com vistas à queda nos preços das commodities ao longo desse ano, em função da desvalorização do petróleo.
Temas em destaques no Webinar:
Commodities
A fraqueza das commodities está enraizada em expectativas mais fracas de demanda devido aos crescentes temores de recessão e desaceleração na China.
No entanto, condições financeiras mais apertadas estão reduzindo os investimentos em capex nas commodities, o que pode levar a uma oferta mais apertada no médio e longo prazo.
Brasil e Emergentes
O Brasil foi beneficiado pelo recente ciclo de alta de commodities, possibilitando superávits comerciais sazonalmente elevados.O aperto monetário adiantado frente às economias centrais trouxe suporte ao Real. Com isso, o BRL deve se beneficiar de um cenário de commodities fortes em 2023.
Contudo, riscos devem ser monitorados como a fraqueza da demanda chinesa e juros elevados ns economias centrais.
Europa
À medida que os preços da energia subiram com os baixos volumes de gás russos, a atividade econômica despencou. Os altos preços do gás natural reduziram as margens da amônia na Europa. Custos mais altos de fertilizantes podem levar a uma produção agrícola menor.
Elevação dos juros não devem resolver de forma sustentável os problemas do Euro. Melhora na crise energ´tica e aumento do apetite ao risco são necessários para que a moeda se fortaleça.
EUA
A dinâmica do mercado de trabalho pode ajudar o Fed a combater a inflação sem causar uma recessão severa. O número de novas vagas de emprego está diminuindo sem causar um aumento no desemprego. Embora os mercados estejam precificando o Fed, elevando juros até março de 2023, o atual aperto naõ levou a uma grande deterioração econômica. Membors do Fed esperam que as taxas cheguem a 4% e permaneçam elevadas “por algum tempo”. O cenário ainda é de alta para o DXY.
Inscrições
O webinar China, escalada do dólar e juros: cenários para o mercado de commodities faz parte da série de seminários que a hEDGEpoint vem realizado.
Fonte: Bruno Cirillo