29.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralHackathon desafia jovens a criar soluções tecnológicas para o agronegócio na AgroBrasília

Hackathon desafia jovens a criar soluções tecnológicas para o agronegócio na AgroBrasília

Começou nesta quinta-feira (22), às 10h, no Ambiente de Inovação e Tecnologia (AiTec) da AgroBrasília, a segunda edição do AgroHack Ideias, uma maratona de inovação que promete movimentar o agronegócio com propostas criativas e tecnológicas. O evento é promovido pelo Instituto Multiplicidades, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (SEAGRI), da COOPA, do CENB e da AEA-DF.

O desafio reúne 20 equipes, formadas por cerca de 50 participantes, entre jovens e adultos, que terão pouco mais de 24 horas para desenvolver soluções para quatro desafios reais do setor agropecuário e também da própria Secretaria de Agricultura do Distrito Federal. “É como uma gincana, só que voltada para a inovação. As equipes precisam cumprir algumas metas e, a partir disso, constroem uma solução tecnológica para problemas práticos do agro”, explica Cristiane Pereira, diretora-presidente do Instituto Multiplicidades.

A maratona segue até a manhã desta sexta-feira (23), quando os projetos desenvolvidos serão apresentados no palco principal do AiTec, a partir das 10h, para uma banca de jurados formada por autoridades e especialistas, como os secretários de Agricultura e de Ciência e Tecnologia do DF, a presidente do CREA e o presidente do Clube de Engenheiros do Distrito Federal. O prêmio principal é de até R$ 10 mil, além de premiações complementares que somam R$ 19 mil, e da possibilidade de os projetos vencedores serem incubados para que possam sair do papel e ganhar o mercado.

Segundo os organizadores, a proposta é unir tecnologia, impacto social e soluções práticas para problemas do campo, como eficiência no uso da água, monitoramento de lavouras, rastreabilidade, logística e sustentabilidade ambiental. “Mais do que um evento, o AgroHack é um movimento de transformação, que acredita na tecnologia como ferramenta essencial para o desenvolvimento do agro”, destaca a equipe do Instituto Multiplicidades.

Fonte: AgroBrasília

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS