Durante a Semana Mundial da Água 2023, o Global Water Challenge (GWC) e a Cargill anunciaram o lançamento de novos projetos no Brasil, em parceria com organizações sem fins lucrativos sediadas no País. A iniciativa reforça o compromisso global da Cargill de enfrentar os desafios locais de abastecimento e acesso à água potável em comunidades em regiões prioritárias.
O programa global deve beneficiar mais de 150 mil pessoas até o final de 2024. Além dessa parceria, a empresa e a GWC estão expandindo seus esforços em todo o Brasil com a construção de instalações de saneamento e sistemas de abastecimento, o que melhorará significativamente o fornecimento de água potável, a saúde da comunidade e o bem-estar geral dos membros das comunidades brasileiras em 7 projetos em 5 municípios e bacias hidrográficas.
Os novos projetos no Brasil gerenciados pela GWC, por meio da plataforma Cargill Currents, priorizarão os esforços para promover a saúde e os meios de subsistência da comunidade, melhorando o acesso à água potável segura, à água potável e à água potável (WASH, da sigla em inglês).
“Devido ao nosso papel conector dentro do sistema alimentar, a Cargill tem a capacidade única de desenvolver soluções que impulsionam o impacto positivo em escala. Esse é um compromisso global, mas que no Brasil tem ainda mais força por conta da urgência do tema em certas regiões”, comenta Flavia Tayama, diretora de Responsabilidade Corporativa da Cargill na América Latina.
Após o envio de cartas-convite e um rigoroso processo de seleção, a Cargill e a GWC fizeram parcerias com as seguintes organizações para conduzir e implementar a execução no país das metas e iniciativas do projeto:
- O ChildFund é uma organização internacional de desenvolvimento que ajuda crianças carentes, excluídas e vulneráveis a terem a capacidade de melhorar suas vidas e a oportunidade de se tornarem jovens adultos, pais e líderes que trazem mudanças duradouras e positivas para suas comunidades. No Brasil, o ChildFund trabalha desde 1966 para enfrentar os desafios que afetam as crianças que vivem abaixo da linha de pobreza internacional. Esses desafios incluem educação inadequada, assistência médica precária e falta de acesso à água potável. O ChildFund trabalha com parceiros locais para fornecer apoio, proteção e cuidados às crianças para que elas cresçam fortes e saudáveis.
- O Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA) é uma ONG brasileira formada por especialistas e ativistas ambientais que trabalham para construir uma sociedade sustentável que equilibre crescimento econômico, preservação dos recursos naturais e justiça social. O IPESA tem trabalhado extensivamente no Brasil para treinar sobre gestão adequada da água e melhoria do acesso à água e ao saneamento em comunidades rurais.
Essas duas organizações terão um papel fundamental para garantir que as atividades do projeto sejam implementadas em colaboração com as comunidades locais nos seguintes municípios brasileiros: Luís Eduardo Magalhães (BA), São Desidério (BA), Santarém (PA), São Félix do Xingu (PA) e Rio Verde (GO) beneficiando mais de 20.000 pessoas. As principais ações incluem a construção e reabilitação de sistemas de abastecimento e distribuição de água, o desenvolvimento de sistemas de tratamento, a promoção de uma gestão eficaz água, a educação e a formação em WASH – em particular, reduzir as doenças transmitidas pela água e capacitar as comunidades com formação em competências financeiras e de empreendedorismo.
“Nesta Semana Mundial da Água, celebramos o poder da ação coletiva e das parcerias que buscam soluções sustentáveis para enfrentar os desafios de acesso à água”, disse Monica Ellis, CEO da Global Water Challenge. “O compromisso global da Cargill em atender às necessidades críticas em regiões prioritárias e construir a resiliência da comunidade é louvável. O Brasil fará parte de uma lista crescente de países e comunidades cujos meios de subsistência estão sendo impactados positivamente por meio de nossa parceria”, disse Monica Ellis.
A plataforma Cargill Currents é um exemplo de como a Cargill está trabalhando em direção à sua ambição global de permitir impactos positivos na água em suas operações, cadeias de suprimentos e comunidades até 2030, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O programa Cargill Currents, em parceria com a GWC, começou em 2021 e implementou 13 projetos em Camarões, Gana, Costa do Marfim, Índia e Estados Unidos, impactando positivamente quase 48 mil pessoas até o momento. Os projetos recém-lançados no Brasil devem beneficiar cerca de 20 mil pessoas com a melhoria do acesso à água, saneamento e higiene (WASH). Até o final de 2024, os investimentos iniciais da Cargill Currents visam beneficiar até 150.000 pessoas com WASH aprimorado em comunidades e bacias prioritárias em todo o mundo. Projetos adicionais estão em desenvolvimento para a Europa, América do Norte e África Ocidental.
Fonte: Felipe Lopes Fonseca