16.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralGrupo brasileiro investe €2 milhões na construção de sua primeira fábrica na...

Grupo brasileiro investe €2 milhões na construção de sua primeira fábrica na Europa

O Grupo Wirstchat, que contempla a Wirstchat Polímeros e a Harvest Agro, referência nacional em nutrição e tecnologias para o agronegócio, com sede em Olímpia/SP, anuncia sua internacionalização com a construção de sua primeira unidade fabril fora do Brasil. O local escolhido foi a cidade de Vendas Novas, região do Alentejo, mais especificamente no distrito de Évora, Portugal.

Embora seja uma localidade relativamente jovem em comparação com outras cidades históricas do País, Vendas Novas tem relevância estratégica em termos logísticos. Ela está localizada próxima à rodovia A25/IP5, importante ligação que conecta Portugal à Espanha. Além desse acesso facilitado a mercados vizinhos, o ambiente de negócios favorável aliados aos incentivos governamentais e infraestrutura moderna, foram os diferenciais.

A nova unidade, da Harvest Agro, contará com investimentos totais de aproximadamente quatro milhões de euros, sendo três de capital próprio e um de incentivos governamentais europeus, e terá capacidade produtiva de 300.000 litros por mês, empregando inicialmente 15 funcionários. O grupo estima que a fábrica esteja plenamente operacional até dezembro de 2026, com todas as licenças e certificações necessárias para atuar no setor europeu. “Já no primeiro ano de funcionamento projetamos um faturamento de €2 milhões”, diz o CEO, Andreto Ceolin.

A fábrica portuguesa será responsável pelo desenvolvimento de tecnologias para nutrição especial, polímeros agrícolas e mitigadores de estresses. “Estas inovações têm como foco o aumento da produtividade agrícola com ganhos econômicos e ambientais, muito pertinentes frente ao posicionamento europeu com relação à sustentabilidade e meio ambiente”, detalha Ceolin.

Ainda segundo o executivo, a expansão é importante, tanto no mercado externo, quanto para o interno. “Acreditamos que temos muito a contribuir com o agricultor português e europeu. Nossas soluções agregam produtividade com excelente custo-benefício. Além disso, essa expansão é também um hedge natural para nosso negócio, diante da instabilidade cambial do real brasileiro”, afirma.

Estratégia

A meta do Grupo nos próximos cinco anos é ambiciosa e não para em Portugal. A ideia, de acordo com o CEO, é ter de expandir os negócios para Espanha, Itália, França e dar os primeiros passos rumo ao mercado norte-americano. “Queremos começar pela Flórida com o desejo de alcançar o Corn Belt. Nos organizamos financeiramente e estrategicamente para disputar espaço nos maiores mercados do mundo. Não somos uma empresa engessadas, falamos a língua do agricultor, não apenas a dos acionistas e isso é o nosso grande diferencial”, pontua Ceolin

Negócios

Atualmente, metade do negócio do Grupo Wirstchat, está voltado ao mercado B2B e B2C, sendo a empresa líder brasileira em polímeros para aumento de eficiência, além de ser uma das mais inovadoras em adubos especiais.  Em 2024 o grupo faturou R$ 80 milhões e projeta superar os R$ 100 milhões em 2025.

Mais do que aumentar market share, o Grupo Wirstchat reforça que sua missão é ser um grupo financeiramente saudável, tecnicamente inovador e próximo dos produtores. “Temos origem 100% nacional e de maneira sólida, nascidos com humildade e tecnologia de ponta. Estamos ao lado do agricultor brasileiro e agora levaremos o que temos de melhor para o mundo, contribuindo com o agro global e trazendo o melhor do mundo de volta para o Brasil”, destaca o CEO.

Fonte: Kassiana Bonissoni 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS