Investimentos em tecnologia, recursos humanos e mudanças no planejamento estratégico colaboraram para os resultados da empresa
No início deste ano o Grupo Açotubo, referência em distribuição de produtos siderúrgicos no Brasil e na América Latina, anunciou uma série de investimentos para o triênio 2021 – 2023. Agora, a empresa divulga um balanço das ações e resultados do primeiro semestre e comemora avanço nos setores de T.I. logística, comercial e de responsabilidade social.
RH e Treinamento e Desenvolvimento
Em seis meses, o número de colaboradores passou de 858 para 912, um aumento de 6,3% nas contratações. Houve, também, a implantação de uma ferramenta de recrutamento e seleção digital para automatizar, dar autonomia aos gestores, e garantir transparência e agilidade no processo de contratação. A estratégia de valorização das pessoas estabelecida pela empresa repercute diretamente no crescimento e nas mudanças que sua área de recursos humanos registrou nos últimos meses, como a criação da posição de Business Partner, gerida por Larissa Bassi. “A ideia é fortalecer a cultura de excelência no atendimento a clientes internos e externos e aumentar o contato com as áreas de negócios”, afirma Larissa.
Outra ação iniciada recentemente é a parceria com a Universidade São Judas Tadeu para a realização de um programa de saúde mental, que fornecerá para os colaboradores, tanto do escritório quanto da fábrica, palestras chamadas de “Pílulas de Incentivo”. Nos encontros serão abordados temas como ansiedade, estresse no home office, inteligência emocional, equilíbrio entre vida pessoal e profissional no trabalho remoto, saúde e bem-estar.
O desenvolvimento da liderança também está no radar da organização, que iniciou o seu Programa de Desenvolvimento de Liderança: “1ª Liderança – Aprendendo Sobre a Missão e o Propósito de Liderar Pessoas”, para 58 líderes de todo o Grupo, com temas como: Liderança e o Processo de Transformação, Gestão de Pessoas, Visão Sistêmica e Atendimento ao Cliente Interno e Externo.
Responsabilidade Social
Nos últimos anos a responsabilidade social passou a fazer parte do pilar da empresa, que aumentou suas ações internas e participação em diversos projetos e ações sociais, promovendo também o engajamento dos colaboradores com as causas. Para isso, o Grupo realizou no mês de junho uma pesquisa interna com os funcionários para mapear projetos para novas parcerias.
Além dos tradicionais parceiros, Graac e Amigos do Bem, a intenção é ajudar 26 instituições, no período entre março e dezembro deste ano, conforme informa Nathalia Bassi. Uma das parcerias mais recentes foi fechada com o Instituto Sonhar Alto – Gerando Falcões.
Também em junho, a empresa realizou a campanha do Agasalho em parceria com o Sesi, para distribuir as doações para as comunidades carentes de Guarulhos. Já no mês de julho mais três iniciativas receberam o apoio da companhia: Adus Instituto de Reintegração do Refugiado, na cidade de São Paulo, a ONG Eco Água Azul, localizada em Guarulhos (SP) e o Lar da Fraternidade do Rio Grande do Sul.
Logística
Aqui o destaque é para o investimento em novas tecnologias, anunciado em junho, que gerou mais agilidade e segurança nas operações de logística. A implantação de dois novos sistemas – a “Tecnologia OCR” e o “Sistema de Gestão de Canhoto” – no setor de logística, como forma de aumentar a rapidez nas operações de pesagem, rastreamento da entrega e armazenamento de dados em arquivos digitais, proporciona maior segurança aos clientes. As tecnologias contaram com investimentos de R$ 250.000 em infraestrutura e software (balança) e de R$ 4.000 por mês (canhoto).
A implementação do sistema terá três fases: a primeira envolve a área de Tubos e Aços, seguido das outras unidades de negócios e filiais, com o treinamento da equipe com profissionais de TI responsáveis pelo monitoramento, seguidos dos motoristas.
Tecnologia da Informação (T.I.)
Um dos destaques da área no período, foi a implantação do IFS na unidade de negócios de Aços Inoxidáveis. Com isso, o departamento unificou os sistemas de ERP. A ferramenta, que opera em modelo Hosting, apoia os processos de gestão comercial, compras, planejamento, manutenção e fabricação da companhia. “A participação e comprometimento dos key-users e gestores no projeto, foi determinante para o sucesso do mesmo”, comenta Valdemir Raymundo, gerente de Tecnologia do Grupo Açotubo.
Dentro das ações planejadas para o segundo semestre em TI também está a conclusão desta implantação também na unidade de Tirantes (Incotep-Sistemas de Ancoragem). Outro avanço que marcou os primeiros meses do ano foi o uso do formato Rapid Solutions, que é uma metodologia de desenvolvimento rápido em linguagem digital open source. Com o modelo, foram criados projetos como o Contact Center digital, que aprimora o atendimento a partir do perfil do cliente; Desenvolvimento Digital (Office 365), ferramenta da Microsoft introduzida durante a pandemia; Espaço do Cliente, página de serviços com soluções para clientes; Portal das Comissões, espaço virtual de gerenciamento de todo o processo de pagamento de comissões dos representantes e vendedores; e APP dos colaboradores, onde os funcionários podem consultar suas informações via mobile.
“A atenção com a evolução tecnológica é uma marca do Grupo em quase meio século de mercado. Seguimos com foco em usar os recursos digitais para otimizar processos e entregar os melhores resultados com segurança e cumprindo integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados”, declarou Valdemir Raymundo, que está à frente do departamento de TI e Projetos.
Fonte: Priscila Palacio