Estreando na Expocanas 2025, a Grunner apresenta soluções para um dos principais desafios do produtor de cana-de-açúcar do Brasil, eliminar o pisoteio das linhas na hora da colheita. Entre as tecnologias que empresa vai apresentar está o a Série S, com o ATR-S, que será realizada entre os dias 25 e 27 de março em Nova Alvorada (MS).
“Para nós é uma alegria poder estrear aqui nesta feira e trazer para os produtores da região as nossas tecnologias e novidades. Temos grandes parceiros e clientes no Estado do Mato Grosso do Sul e conseguir oferecer aos nossos clientes a solução para uma grande dor de cabeça que era o pisoteio nos canaviais é engrandecedor”, comemora o gerente comercial da Grunner, André Torquetti.
A mecanização da colheita de cana-de-açúcar avança rapidamente com a implementação de inovações tecnológicas que buscam aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e minimizar impactos ambientais. Um dos principais desafios na mecanização da colheita da cana-de-açúcar é o manejo eficiente da circulação de máquinas nos canaviais. O intenso tráfego de transbordos e colhedoras compacta o solo de forma excessiva, reduzindo sua capacidade produtiva e afetando as operações subsequentes. As soluções da Grunner vêm para sanar essas situações”, pondera o gerente de mercado da Grunner, Tedson Azevedo.
Inovações estruturais e operacionais
Entre as novidades está a nova geração do ATR, a Série S, ela possui mais de 15 aprimoramentos. Um dos mais notáveis é a redução do diâmetro de giro, que passou de 27,3 metros para 18,3 metros. Isso representa uma diminuição de até 60% no raio de manobra, impactando diretamente a eficiência da colheita ao reduzir o pisoteio da cana na linha e proporcionar maior fluidez operacional.
“O ATR Série S foi projetado para minimizar deslocamentos desnecessários, garantindo máxima eficiência no tráfego dentro dos canaviais. A combinação de um melhor arranjo de carga com um menor raio de manobra possibilita um planejamento de circulação mais eficiente, reduzindo impactos no solo e aumentando sua longevidade produtiva”, pontua Azevedo.
Outro avanço significativo está na distribuição equilibrada da carga, resultando em maior estabilidade do equipamento e maior vida útil dos pneus. O sistema de elevação da carga de transbordo também foi reformulado, garantindo mais liberdade de espaço e menor interferência na caixa de carga, reduzindo o acúmulo de resíduos de cana.
Eficiência energética com economia de combustível
A economia de combustível é um dos aspectos mais almejados por produtores e usinas sucroenergéticas, e o ATR Série S se sobressai nesse quesito. Testes comparativos indicam que o consumo de diesel pode ser até 14% menor em relação à Série X e até 64% menor quando comparado a tratores convencionais.
Painel sobre controle de tráfego e compactação do solo
Além da exposição de produtos, a Grunner também marcará presença no Auditório Central da Expocanas 2025. No dia 26 de março, às 9h, o gerente de mercado da Grunner, Tedson Azevedo, participará de um painel especial sobre controle de tráfego na lavoura e como evitar a compactação do solo. O tema é de extrema relevância para usinas e produtores, uma vez que a compactação excessiva do solo impacta diretamente na produtividade da cana e na sustentabilidade da produção.
Serviço:
O quê: Expocanas 2025
Data: 25 e 27 de março
Onde: Nova Alvorada (MS)
Palestra: “Impacto da compactação do solo nos canaviais e controle de tráfego na lavoura” com Tedson Azevedo, gerente de mercado da Grunner
Quando: 26 de março às 9h no auditório da Expocanas 2025
Fonte: Verônica Muccini Longhi