A GreenLight Biosciences obteve, em 25 de setembro, junto à Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), o registro do Norroa™. O primeiro produto à base de RNA desenvolvido especificamente para combater o ácaro Varroa destructor, considerado a maior ameaça às colônias de abelhas melíferas. Essa inovação revolucionária fornece aos apicultores uma nova ferramenta que tem provado proteger esses polinizadores, essenciais para a agricultura nos Estados Unidos.
O registro ocorre em um momento desafiador para os polinizadores e para todo o ecossistema agrícola norte-americano. Dados da Honey Bee Health Coalition (Coalizão para a Saúde das Abelhas, em português), organização que promove a saúde das abelhas por meio de projetos com apicultores nos EUA, indicam que, entre junho de 2024 e março de 2025, foram perdidas cerca de 1,7 milhão de colônias de abelhas no país, com apicultores comerciais registrando perdas médias de 62%. Pesquisadores do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) apontam que a resistência dos ácaros varroa aos acaricidas químicos tradicionais é um dos principais fatores dessa crise, já que o controle reduzido permite que os parasitas transmitam vírus às colônias.
Entomologistas da Universidade Estadual de Washington projetam que as perdas de colônias podem chegar a 70% em 2025 sem ações substanciais.”, com impactos graves para a produção de alimentos, aumento de custos para agricultores e risco à sobrevivência da apicultura comercial dos Estados Unidos.
Segundo Andrey Zarur, CEO da GreenLight Biosciences, o registro do Norroa™ marca um momento crucial na proteção das colônias de abelhas melíferas, que são essenciais para o sistema alimentar. “Nós parabenizamos o Administrador Zeldin e sua equipe pelo trabalho diligente na condução de uma revisão completa dessa tecnologia de ponta, produzida nos Estados Unidos, que traz uma inovação importante para os apicultores norte-americanos. Ao aproveitar a precisão de nossas tecnologias proprietárias, estamos oferecendo aos apicultores norte-americanos uma solução ambientalmente consciente, altamente seletiva e que efetivamente tem como alvo uma das ameaças mais devastadoras à saúde das abelhas. Norroa™ é seguro para as abelhas e preserva a biodiversidade benéfica e o equilíbrio do ecossistema do entorno, alinhando-se com práticas agrícolas sustentáveis”.
O que é o RNAi e como funciona o Norroa™
O ingrediente ativo do Norroa™, o vadescana, utiliza a tecnologia do RNA de interferência (RNAi) — um processo biológico natural que atinge especificamente os ácaros varroa e interrompe sua reprodução. Pertencente ao Grupo 35 do IRAC (Insecticide Resistance Action Committee ou Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas, em português), o produto traz um novo modo de ação para o mercado. Os ácidos nucleicos presentes no produto são encontrados na natureza, e o vadescana se degrada rapidamente no meio ambiente”.
“Como apicultor de quinta geração, vi em primeira mão como os ácaros varroa podem devastar colônias e comprometer os meios de subsistência. É o inimigo número um de todos os apicultores”, disse Jason Miller, presidente da Miller Honey Farms. “Norroa™ oferece uma opção genuinamente eficaz e ambientalmente responsável para proteger nossas abelhas, o que é fundamental para a saúde de nossas operações e o futuro do suprimento de alimento em nosso país”, completa.
Ensaios de campo realizados em diversas regiões dos EUA mostraram que Norroa™ oferece controle prolongado de ácaros por até 18 semanas, melhorando a saúde geral das colônias, sem causar impactos negativos às abelhas, humanos, outros insetos ou ao meio ambiente.
Como o primeiro produto realmente direcionado para o controle de ácaros varroa já desenvolvido, quando aplicado em níveis baixos de infestação, o Norroa™ mantém os ácaros sob controle por mais tempo do que qualquer outra solução disponível no mercado. Isso se traduz em abelhas mais saudáveis e fortes e, se aplicado no momento correto, pode resultar em colônias mais saudáveis e fortes e em um número maior de colônias sobrevivendo durante o inverno – fato comprovado por dados de campo.
De acordo com Mark Singleton, Diretor Comercial e Geral da GreenLight Biosciences, “os apicultores têm buscado alternativas urgentes à medida que os acaricidas existentes perdem sua potência. Norroa™ representa um avanço na proteção das abelhas contra os ácaros varroa, oferecendo aos apicultores uma ferramenta eficaz e fácil de usar que mantém as populações de ácaros baixas por até 18 semanas, o que é substancialmente mais longo do que os produtos existentes no mercado.
Norroa™ pode ser aplicado em qualquer temperatura, desde que seja seguro abrir a colmeia, e que o processo não tenha impactos negativos na ninhada, operárias ou rainhas. Os apicultores têm poucos produtos disponíveis para controlar esses ácaros destrutivos. Estamos orgulhosos de trazer outra ferramenta para o controle dos ácaros varroa”.
Os ácaros varroa, que podem dobrar sua população a cada 30 dias, desenvolveram resistência a muitos dos produtos registrados, deixando os apicultores com poucas opções e os fazendo buscar por abordagens inovadoras. Sem controle efetivo, a agricultura dos EUA (que depende da polinização das abelhas para mais de 100 culturas avaliadas em cerca de US$ 20 bilhões anuais) pode sofrer consequências severas, apontam especialistas.
Fonte: Burson Global <glaucia.santos