O Governo de Goiás, juntamente com entidades do setor produtivo e empresas, receberá representantes da Embaixada da China para uma programação de três dias nesta semana. O roteiro de atividades terá reuniões em Goiânia e dia de campo em Inhumas (confira detalhes abaixo). O governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, participarão de eventos com o embaixador Zhu Qingqiao. É a primeira vez que o representante máximo da diplomacia chinesa no País vem oficialmente ao Estado.
“É um momento histórico. A China é a principal parceira comercial não só de Goiás, mas do Brasil. Nosso vice-governador, Daniel Vilela, liderou uma delegação em visita ao país em junho e agora é a nossa vez de receber estes parceiros tão importantes. Queremos mostrar a qualidade da produção goiana, no agro e em outros setores, e intensificar ainda mais nossas relações comerciais e culturais com esta potência global que é a China”, afirma o secretário Pedro Leonardo.
A agenda começará na terça-feira (15/8), às 13 horas, com recepção à delegação chinesa e almoço na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Além da Seapa, participarão do evento gestores da Emater, Agrodefesa, Sebrae e Senar Goiás, Fecomércio, Fieg, Mapa e Embrapa. Às 16 horas, a Fieg promoverá o Seminário de Oportunidades China-Goiás, na Casa da Indústria.
Na quarta-feira (16/8), a programação começará às 8h30 com café da manhã no Palácio das Esmeraldas. O embaixador Zhu Qingqiao e assessores serão recebidos pelo governador Ronaldo Caiado. O vice-governador Daniel Vilela e o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, também participarão do encontro. Às 9h45, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, haverá uma reunião conjunta entre a delegação chinesa, o governador e todos os secretários estaduais.
Inhumas será o destino da comitiva na quinta-feira (17/8). Às 8h30, o grupo desembarca no frigorífico de bovinos Beauvallet Goiás Alimentos para conhecer toda a linha de produção da unidade, do abate à industrialização, além da história da empresa. Às 15 horas, já de volta a Goiânia, haverá um encontro com empresários e representantes de entidades do comércio, serviços e turismo. O evento será realizado na sede da Fecomércio.
Números
Em 2022, a China respondeu por 53% do faturamento de Goiás com exportações de produtos do agro — o equivalente a US$ 6,2 bilhões. Os principais itens comercializados com o gigante asiático foram complexo soja; carnes; fibras e produtos têxteis; cereais, farinhas e preparações; e couros, produtos de couro e peleteria. Nos primeiros seis meses de 2023, o valor das exportações de produtos agropecuários goianos para a China já chega a US$ 3,7 bilhões.
Fonte: Seapa Goiás