Em parceria com as prefeituras de Nova Veneza e Inhumas, eventos têm como objetivo divulgar programas, fazer balanço de ações na região do Meia Ponte, orientar sobre sistemas de irrigação e ouvir demandas locais
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), promoverá reuniões com autoridades municipais e produtores rurais nesta quarta-feira (15/9), em Nova Veneza, e nesta quinta-feira (16/9), em Inhumas. As prefeituras locais sediarão os eventos, que começarão às 19 horas. O objetivo é divulgar ações e programas de apoio ao homem do campo e orientar sobre medidas de gestão da água, como a adoção de sistemas mais eficientes de irrigação.
“Vamos fazer um panorama do cenário atual da água na Região Metropolitana, mostrar as ações que a Seapa desenvolve nas bacias do Rio Meia Ponte e Ribeirão Piancó e apresentar os benefícios de sistemas modernos de irrigação para o produtor”, diz o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos. “Também vamos ouvir as demandas dos produtores e estudar novas medidas em cima das necessidades concretas trazidas por eles”, completa.
O encontro servirá ainda para tirar dúvidas sobre o Decreto nº 9.872/2021, que destina à Seapa a atribuição de “implementar medidas de apoio e orientação aos agricultores, visando a melhoria da eficiência de uso da água nas atividades agropecuárias”. A intenção da Secretaria, em parceria com as prefeituras, é promover reuniões semelhantes em pelo menos 11 dos 12 municípios da região que engloba o Meia Ponte e o Piancó. Inhumas e Nova Veneza são os primeiros da lista, porque detêm o maior número de produtores e possuem localização estratégica, respectivamente.
“Esse é um trabalho que já vem sendo desenvolvido desde 2019, quando tivemos uma estiagem severa. Envolve articulação com prefeitos, produtores e entidades, e adoção de várias medidas, dentro e fora da fazenda”, explica o gerente de Infraestrutura Rural da Seapa, Alexandre Câmara Bernardes. Entre as ações recomendadas, ele cita a adoção de sistemas mais eficientes de irrigação, plantio de mudas, proteção a nascentes, conservação de estradas vicinais, implantação de curvas de nível e construção de barraginhas.
Fonte: Seapa Goiás