O Governo de Goiás divulgou nesta quinta-feira (17) o resultado final do cadastro dos agricultores familiares no Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás 2023). A lista definitiva com os nomes dos 841 produtores que tiveram suas propostas classificadas para participar do programa está já está disponível para consulta.
Os classificados devem procurar os escritórios locais da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) do dia 1º a 13 de setembro para a elaboração do calendário de entregas.
O presidente da Emater, Rafael Gouveia, comemora o resultado final e está animado pra próxima etapa do programa. “Até o momento trabalhamos na parte burocrática do programa, agora que vamos ver de fato a concretização desta ação, que é o Governo de Goiás comprar dos agricultores rurais alimentos para encaminhar para instituições sociais credenciadas pela OVG”, pontua o presidente.
No total, as inscrições classificadas tiveram origem em 116 municípios. A novidade é que neste edital, mais de 50% das propostas deferidas foram enviadas por mulheres. “Isso é muito importante porque valoriza o trabalho da mulher e, sob o aspecto econômico, é fundamental na promoção da renda familiar”, informa a superintendente de Produção Rural, Patrícia Honorato.
Após a divulgação da lista preliminar, no dia 2 de agosto, a Comissão Especial do PAA Goiás 2023 recebeu 160 recursos administrativos e dois termos de desistência. Os recursos foram analisados pelo órgão colegiado, que indeferiu 113 pedidos e deferiu 47. A lista oficial foi aprovada por unanimidade pelos nove integrantes da Comissão Especial e anexada ao Processo SEI 50626720.
Um dos 841 produtores aptos a participar do PAA Goiás 2023 é Leonel Adão Oliveira, de Trindade. Ele considera a iniciativa muito importante. “A gente vê a satisfação de quem recebe os produtos. Quando chega na instituição, já tem fila de pessoas esperando porque elas sabem que o alimento é fresco e é produzido com boas práticas. Além disso, aumenta minha renda e isso ajuda muito. Queremos que o PAA seja realizado todos os anos”, diz ele, que tem sua produção focada em folhagens.
Fonte: Emater Goiás