21.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralGovernador conhece técnicas de silvicultura e de melhoramento genético de mudas da...

Governador conhece técnicas de silvicultura e de melhoramento genético de mudas da Aperam BioEnergia

A Aperam BioEnergia recebeu, na última quinta-feira (10/4), a visita de Romeu Zema na unidade de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha. No local, o governador conheceu o viveiro de mudas, as modernas práticas de silvicultura e melhoramento genético adotadas pela empresa. As mudas produzidas no local são utilizadas nas florestas renováveis de eucalipto da própria Aperam BioEnergia e também são comercializadas, abastecendo o mercado florestal em diversas regiões do país.

“É um prazer estar aqui, em uma empresa referência para os mineiros. Já estive em Timóteo e estava faltando conhecer a origem de toda essa energia limpa”, frisou o governador. A diversidade do material genético desenvolvido pela Aperam BioEnergia, com espécies selecionadas e adaptadas ao clima e solo da região, proporciona alta performance às florestas renováveis de eucalipto, que auxiliam na produção de 430 mil ton/ano de carvão vegetal.

Além de fornecer carvão vegetal para a produção do aço verde Aperam, as florestas renováveis de eucalipto são fonte de oxigênio, geração de emprego e oportunidades. Elas também garantem a preservação de matas nativas, evitando o desmatamento e contribuindo fortemente para a preservação da biodiversidade da região. 

“É uma satisfação estar no Vale do Jequitinhonha, um vale cheio de oportunidades. É sempre bom estar em campo e ver as empresas crescerem, como aqui a Aperam, que está neste crescimento vertiginoso”, disse Zema. Atualmente, a Aperam BioEnergia gera mais de dois mil empregos diretos no Vale do Jequitinhonha.

A gerente-executiva da Aperam BioEnergia, Angélica Fabiana Batista Pimenta de Figueiredo, deu boas-vindas ao governador e destacou as ações da empresa que beneficiam colaboradores, o meio ambiente e as comunidades. “Recebemos, pelo 5º ano consecutivo, o prêmio de melhor empresa para se trabalhar no ramo do agronegócio”, enfatizou.

“Recebemos também o primeiro Selo de Sustentabilidade Ambiental, concedido pelo Estado, pelos projetos socioambientais voluntários. E queremos mais, ir além nessa relação com as comunidades. As cidades onde temos as florestas de eucalipto renováveis apresentam os melhores índices de desenvolvimento, com mais geração de renda, emprego, infraestrutura, cultura e educação”, completou Angélica. 

Acordo IFC

A Aperam fechou, recentemente, um acordo inédito no país com o IFC, do Banco Mundial. A instituição financiará investimento de R$ 1,55 bilhão – na Aperam BioEnergia, para expansão das florestas plantadas. O investimento fomentará a modernização dos fornos de produção de carvão vegetal da Aperam com tecnologias mais limpas e eficientes, potencializando a sustentabilidade das operações da Aperam BioEnergia. 

Além disso, o investimento financiará a ampliação da capacidade do viveiro de mudas para atender à crescente demanda por mudas de alta qualidade de outras empresas florestais e o desenvolvimento de variedades de árvores melhoradas. Por fim, sendo uma inovação-chave, esse investimento ajudará a Aperam a ser pioneira na produção comercial em larga escala de bio-óleo, capturado a partir dos resíduos do processo de produção de carvão vegetal.

Fonte: Dermeval Milanez 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS