19.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralGENEX Brasil anuncia entrada no mercado de embriões

GENEX Brasil anuncia entrada no mercado de embriões

Parceria com a CPEX Embriões abre este mercado para a empresa, expandindo a atuação com fertilização in vitro

A GENEX Brasil, empresa líder no segmento de inseminação artificial de bovinos, acaba de anunciar a entrada no mercado de embriões, permitindo a oferta desse novo produto com o objetivo de intensificar o melhoramento animal com mais rapidez.

O uso de embriões é uma tecnologia de alto valor agregado, que injeta investimentos expressivos na economia brasileira. Estima-se cerca de 500 mil embriões transferidos por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE). “De forma ampla, o uso de tecnologias de melhoramento genético, como a inseminação artificial e a Fertilização In Vitro (FIV), impactam na produtividade da pecuária. Isso significa que será possível multiplicar genética superior e produzir mais leite e carne em menos tempo, o que se traduz em redução no custo de produção e mais sustentabilidade”, destaca o diretor executivo da GENEX Brasil, Sergio Saud.

A partir da parceria firmada com a CPEX Embriões — empresa do Grupo Canto Porto, especializada e com vasta experiência em FIV — a GENEX oferece ao mercado uma genética superior, tanto na linha alta (paterna), quanto na linha baixa (materna), com a utilização de embriões. “A ideia de trabalhar com embriões sempre permeou os objetivos da GENEX. Esse é um segmento do mercado de genética em expansão, que abre portas para a nossa atuação, ao mesmo tempo que fornece insumo e visibilidade para a CPEX, numa parceria colaborativa em que todos ganham. Nossa expectativa é aumentarmos nosso portfólio de soluções aos nossos clientes e com isso acelerar nosso crescimento e participação no mercado de genética. Projetamos a participação dos embriões no nosso negócio na casa de 10 a 15% de nosso faturamento em até 5 anos”, ressalta Sergio.

A dinâmica de trabalho entre as duas empresas vem sendo desenhada há cerca de oito meses, segundo o executivo. “O sêmen e os embriões são ferramentas complementares no melhoramento genético. Enquanto a inseminação consegue multiplicar genética superior por meio de touros melhoradores, a fertilização in vitro adiciona a genética de vacas de alto mérito genético. Dessa forma, com o uso de embriões, a evolução do rebanho é acelerada, gerando animais que são filhos e filhas dos melhores touros e vacas”, explica Sergio.

A CPEX fica responsável pela aspiração das vacas, fertilização in vitro, produção laboratorial e disponibilização de mão-de-obra para prestação do serviço de implantação do embrião. A GENEX, em contrapartida, entra com a genética dos reprodutores, orientação de acasalamentos, indicação de rebanhos parceiros para captação de doadoras e sua rede de representantes, que são os sinalizadores das demandas no campo, realizam o primeiro contato técnico com os clientes e são responsáveis pela comercialização dos produtos.

Sergio Saud acredita que haverá uma adesão crescente dos produtores com a junção das técnicas de inseminação artificial e fertilização in vitro. “Fazendas tradicionais, que já iniciaram o trabalho de melhoramento genético, devem adotar a transferência de embriões como forma de difundir mais rapidamente os genes de seus melhores animais. Em contrapartida, os iniciantes no processo de melhoramento genético, que querem galgar patamares mais altos de qualidade no seu rebanho, de forma mais acelerada, devem investir na união dessas técnicas”, reforça.

A GENEX já disponibiliza a nova técnica para o mercado. “Os criadores podem entrar em contato com um dos nossos representantes para ter acesso a todas as informações, como: condições comerciais, acasalamentos disponíveis, entre outras”, pontua Sergio.

Fonte: Karla Monteiro

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS