Já está aberto o período de inscrições para os criadores e produtores da raça holandesa participarem dos concursos leiteiro e morfológico na 48ª Expointer, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O prazo de inscrições termina em 28 de julho. Mais informações podem ser obtidas no site da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).
O presidente da Gadolando, Marcos Tang, ressalta tratar-se de uma exposição oficial, homologada e ranqueada e que faz parte do circuito Exceleite, além de participar do ranking nacional da raça holandesa. “Portanto, trata-se de uma exposição completa, com todos os requisitos técnicos e científicos para pontuar e que serão acrescentados ao pedigree destes animais”, pondera.
A Expointer 2025 será também a etapa de conclusão do circuito Exceleite, e que será marcada pela entrega de uma caminhonete ao representante da vaca Campeã Suprema, ou seja, o animal que obtiver mais pontos somando desempenho morfológico e do concurso leiteiro. Tang ressalta ainda que, além dos animais participantes do circuito Exceleite, haverá também a presença de outras vacas participantes de outros concursos e que mostrarão também o trabalho de qualidade feito dentro da porteira com muita dedicação e sempre incorporando novas tecnologias no sentido de melhorar cada vez mais a genética. “E isso tem se visto a cada ano, a cada exposição, seja em Esteio, seja nos demais municípios do interior gaúcho”, enfatiza. Neste sentido, está prevista também uma premiação para destaques na produção de sólidos de leite.
Por fim, o presidente da Gadolando destaca que, apesar de o Rio Grande do Sul ter sido o epicentro de condições climáticas desfavoráveis nos últimos anos, com secas e enchentes recorrentes e com consequente dificuldade para os produtores honrarem dívidas que precisaram contrair para comprar alimentos para as vacas, “mesmo assim os produtores têm conseguido apresentar animais de qualidade nas feiras e na próxima Expointer não será diferente”, aposta Tang.
Fonte: AgroEffective Assessoria de Imprensa