O futuro dos defensivos agrícolas será a combinação de produtos químicos com biológicos – são os chamados “ChemBio”, numa contração das palavras em inglês “Chemicals” (químicos) e “biologicals” (biológicos). É o que apontam os “gurus” da indústria da sanidade vegetal que estiveram reunidos recentemente na cidade de Raleigh, Carolina do Norte (Estados Unidos).
Sobre os “ChemBio”, Sebastián Calvo, presidente da empresa argentina Red Surcos, afirmou que há muitas empresas pensando em como unir a proteção vegetal tradicional com a biológica. “Em muitos casos o que se busca é diminuir a quantidade de produto aplicado por hectare”, comentou.
O presidente da Red Surcos constatou que cada vez mais se observam concorrentes da India entrando no mercado. De acordo com ele, os indianos também tem muito interesse nos produtos biológicos, porém as questões regulatórias preocupam – especialmente o registro, pois vários países temem que esses agentes, por serem organismos vivos, possam transmitir algum tipo de doenças ou tenham algum efeito colateral.