27.8 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralFungicidas se destacam nos Ensaios Cooperativos de Rede com foco no controle...

Fungicidas se destacam nos Ensaios Cooperativos de Rede com foco no controle dos principais fungos da soja

Nas safras 2022-23 e 2023-24 ocorreram as primeiras edições do levantamento “Eficiência do Tratamento de Sementes de Soja com Fungicidas no Controle dos Principais Fungos de Sementes e de Solo”. Nos dois ciclos da oleaginosa, foram concluídos 80 ensaios liderados pela Embrapa Soja, com a participação de mais dez consultorias. Publicados nos últimos dias, os resultados mais recentes novamente trouxeram os fungicidas Tiofanil® FS e Torino®, da Sipcam Nichino, em posições de destaque frente a outras tecnologias analisadas.

De acordo com o engenheiro agrônomo Iago Carraschi, especialista em pesquisa & desenvolvimento da Sipcam Nichino, as tecnologias da companhia entregaram, nas duas safras avaliadas, eficiência de controle de 81% a 96% no controle das doenças Fusarium spp, Diaphorte SPP, C.Truncatum, Cercospora spp, C. Cassicola, Sclerotiorum e Rhizoctonia Solani.

“São patógenos de manejo complexo em sementes e os resultados respaldam o desempenho de ambos os produtos, altamente efetivos na adoção do tratamento de sementes de soja”, ressalta Carraschi. Ele reforça que tanto no ciclo 2022-23, como no 2023-24, os fungicidas da Sipcam Nichino mostraram indicadores robustos similares no controle das doenças-alvos dos ensaios.

Na safra 2023-24, acrescenta Carraschi, atuaram junto à Embrapa Soja nos Ensaios Cooperativos de Rede as consultorias Assist (MT), Agrocarregal (GO), Desafios Agro (MS), Fundação Rio Verde (MT), Juliagro (MG), Staphyt Phytus (RS), Tagro (PR), UniRV Campos (GO) e 3M (PR).

Conforme Carraschi, Tiofanil® FS constitui um fungicida sistêmico e de contato, com amplo espectro de ação, formulado à base do composto clorotalonil. “Trata-se de uma ferramenta estratégica, dotada de tecnologia para evitar a contaminação da oleaginosa por fungos com potencial de transferir prejuízos consideráveis à produção.”

Já Torino®, ele acrescenta, também é descrito como fungicida sistêmico e de contato com amplo espectro de ação. “Por suas características, favorece o melhor estabelecimento de plantas e potencializa a produtividade da soja. Na mesma cultura, conta com recomendações para as doenças podridão-da-semente, phomopsis, mancha-púrpura, antracnose, podridão aquosa e mofo-branco”, finaliza Iago Carraschi.

Fonte: Fernanda Campos

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS