26.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralFungicidas da Sipcam Nichino se destacam nos Ensaios Cooperativos de Rede 2024-25,...

Fungicidas da Sipcam Nichino se destacam nos Ensaios Cooperativos de Rede 2024-25, frente a doenças da soja

Fungos que atacam às sementes da soja estiveram no centro de estudos dos Ensaios Cooperativos de Rede da safra 2024-25. A iniciativa, liderada pelo grupo RFT (Rede Fitossanidade Tropical), com mais de dez consultorias participantes, mostrou os fungicidas Tiofanil® e Torino®, da Sipcam Nichino, entre os mais eficazes no tratamento de sementes da oleaginosa, frente a cinco patógenos potencialmente danosos. Os estudos ocorreram em áreas de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

Os resultados desses ensaios, por sinal, foram recentemente apresentados e debatidos com sucesso no 54º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, realizado na mineira Lavras, em agosto último, reunindo nomes expressivos da comunidade científica ligados à sojicultura e ao agronegócio.

Segundo explica o engenheiro agrônomo Bruno Monção, gerente de marketing da companhia, empregados isoladamente ou associados, Tiofanil® e Torino® transferiram resultados de controle de até 93% sobre diferentes patógenos. Esses números foram observados mesmo diante de quadros de alta severidade de fungos-alvos. “Os dados colocaram os fungicidas, no cômputo geral, à frente de quase todos os chamados tratamentos-padrão, comparados.”

“Os patógenos-alvos dos Ensaios de Rede constituem vetores de doenças de alta relevância econômica na soja”, continua Monção. “Ambos os fungicidas apresentaram indicadores acima da média, robustos, que respaldam as estratégias da companhia para tratamento de sementes da cultura”, ele reforça.

Conforme Monção, Tiofanil® FS constitui um fungicida sistêmico e de contato, com amplo espectro de ação, formulado à base do composto clorotalonil. “Trata-se de ferramenta estratégica, dotada de tecnologia para evitar a contaminação da soja por fungos com potencial de transferir prejuízos consideráveis à produção”, ele diz.

Já Torino®, acrescenta, também é descrito como fungicida sistêmico e de contato com amplo espectro de ação. “Por suas características, favorece o melhor estabelecimento de plantas e potencializa a produtividade da soja.”

Criada no Brasil em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

 Fonte: Fernanda Campos

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS