Com 30 animais de países como Áustria, França e Alemanha, o Cavalo Crioulo expande horizontes e mostra toda a sua força em novos territórios. Entre os dias 6 e 8 de novembro, eles estarão na prova na Itália durante a 4ª edição do Freno de Europa, que será realizada na cidade de Cremona.
A iniciativa de levar a tradicional prova da raça para o velho continente surgiu a partir do projeto Em Busca do Cavalo Crioulo, idealizado pelo fotógrafo Fagner Almeida com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Além disso, a edição deste ano também conta com a criação do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos na Itália (NCCC Itália). “É preciso destacar esse intercâmbio cultural e genético que está sendo estabelecido. O Freio de Ouro é um case de sucesso. Não tenho dúvida de que será uma vitrine mundial para a nossa prova e para o Cavalo Crioulo”, destacou o vice-presidente de Modalidades Seletivas e Exposições Morfológicas, André Luiz Narciso Rosa.
As inscrições seguem abertas até a data do evento. Também são esperados representantes da Espanha e República Tcheca. A disputa, que ocorre simultaneamente à Fiera Cavalli, maior feira equestre do mundo, contará com provas adaptadas ao estilo do Freio do Ouro, sem gado, buscando trazer mais destaque à exposição dos exemplares. Dentro da programação, estão previstos testes de morfologia e provas funcionais.
Fonte: Jardine Comunicação