20 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralFertilizante multifuncional derivado do aço alia alta eficiência e sustentabilidade ambiental

Fertilizante multifuncional derivado do aço alia alta eficiência e sustentabilidade ambiental

As mudanças climáticas trazem desafios cada vez maiores ao setor agrícola, demandando práticas mais eficientes e sustentáveis. Entre elas, destaca-se a construção do perfil de solo, um processo gradual que melhora sua qualidade, corrige deficiências e restaura a atividade biológica, garantindo o fornecimento adequado de elementos essenciais às culturas no momento e na quantidade ideais. Para alcançar esses objetivos, uma das estratégias é o uso de fertilizantes como o AgroSilício, um produto multifuncional que combina nutrição e proteção para as lavouras.

O engenheiro agrônomo da Agronelli, Maurício Komori, explica que o AgroSilício atua no solo e na planta, fornecendo nutrientes como cálcio, magnésio e silício. “O silício, em particular, forma uma camada de sílica sob a cutícula das plantas, funcionando como uma barreira física que aumenta a resistência contra pragas e doenças. Além disso, melhora a absorção de nutrientes, fortalece a tolerância a fatores de estresse ambiental, como temperaturas extremas, falta de água e, também, corrige acidez do solo.”

Produzido pela Harsco Environmental a partir do beneficiamento de um subproduto oriundo da produção de aço, que é processado à base de silicato de cálcio e magnésio, o AgroSilício é gerado no processo siderúrgico com temperatura elevadas, conferindo alta reatividade e solubilidade dos nutrientes. Comercializado exclusivamente pela Agronelli Soluções, ele vai além de nutrir o solo e as culturas. “Ele não apenas melhora a estrutura do solo e reforça a resistência das plantas a condições climáticas adversas, mas também é um exemplo de sustentabilidade, pois reduz a pegada de carbono, visto que não libera CO² na sua incorporação ao solo”, destaca Komori.

Ainda segundo o gerente técnico, o uso do AgroSilício traz vantagens ambientais significativas, uma vez que ele elimina a necessidade de explorar novas jazidas naturais para obtenção de nutrientes e evita a liberação de dióxido de carbono (CO2), principal responsável pelo efeito estufa. Enquanto o calcário agrícola libera 440 kg de CO2 a cada 1.000 kg aplicados, o AgroSilício não libera CO2 (carbono neutro).

“O compromisso da Harsco com a sustentabilidade se reflete diretamente na redução das emissões de carbono no agronegócio. Somente em 2022, o uso do AgroSilício possibilitou a redução de mais de 130 mil toneladas de gases de efeito estufa liberados na atmosfera. Além de proporcionar ganhos de produtividade ao produtor, que pode aplicá-lo a lanço, o produto torna a lavoura mais sustentável, promovendo a regeneração do solo e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. O AgroSilício desempenha um papel essencial nesse processo, unindo produtividade e sustentabilidade “, destaca o CEO da Harsco Environmental na América Latina, Wender Alves.

Ao investir em tecnologias que unem inovação e responsabilidade ambiental, a Agronelli busca atender às demandas do campo e da sociedade, promovendo uma agricultura mais eficiente e sustentável. Por meio de soluções como o AgroSilício, a empresa contribui para o fortalecimento das lavouras frente aos desafios climáticos, aliando produtividade e preservação ambiental.

Fonte: Juliana Bonassa – Attuale Comunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS