31.8 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralFertilidade a campo: Programa Concept Plus proporciona mais lucro a pecuaristas

Fertilidade a campo: Programa Concept Plus proporciona mais lucro a pecuaristas

O melhoramento genético é uma das ferramentas mais importantes e acessíveis para otimizar a lucratividade de propriedades rurais que lidam com pecuária. Esses ganhos podem ser potencializados por meio do Programa Concept Plus, desenvolvido exclusivamente pela líder do segmento, a Alta Genetics. Foram coletados 13,3 milhões de dados até 2023. Somente este ano, o programa coletou 2.660.363 dados – em um total de 3.220 fazendas cadastradas, gerando 234 touros classificados como Concept Plus em 2023, sendo que 158 animais mantiveram o selo.

Todos os animais analisados possuíam desempenho acima da média e foram classificados após um processo de coleta de dados no campo, filtro de qualidade e análise bioestatística para a apresentação dos índices de fertilidade. Os touros que apresentaram desempenho abaixo da média tiveram suas vendas canceladas.

O Concept Plus identifica touros com as melhores taxas de fertilidade no campo, por meio de programas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Esse é um fator fundamental para que o pecuarista possa se desenvolver no mercado e ampliar seus resultados positivos. “Os touros de alta fertilidade, proporcionam benefícios como maior proporção de bezerros nascidos no cedo, menor custo por prenhez de IATF e maior eficiência reprodutiva para as fazendas”, ressalta a coordenadora do Concept Plus, a médica veterinária Isabella Marconato.

Este ano, foram analisadas 16 raças diferentes e, entre as que se destacaram, estão: o Nelore, com 109 touros; Angus, com 61 touros; Brangus, com 16 touros; e Nelore Ceip, com 14 touros. “Nos últimos anos, os touros Concept Plus – que representam em torno de 20% da bateria da Alta – foram responsáveis por 50% do faturamento da empresa, o que comprova a eficiência e a qualidade de touros reconhecidos como superiores em concepção”, explica Manoel Sá Filho, gerente de Corte da Alta.

O especialista ainda ressalta que a quantidade de informações recebidas anualmente torna o programa extremamente robusto, aumentando ao máximo a acurácia das informações geradas e a exatidão dos touros identificados. “Um dos destaques do programa é a base de dados móveis, que garante a realidade atual dos touros e torna possível identificar rapidamente qualquer alteração de fertilidade nos indivíduos. Seu processo de análise bioestatística é único no mercado mundial, por apresentar precisão em isolar a contribuição do touro na determinação da taxa de prenhez”, finaliza.

Fonte: Carolina Sibila

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS