31 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralFerramenta nutricional biotecnológica ativa genes de defesa contra ferrugem da soja

Ferramenta nutricional biotecnológica ativa genes de defesa contra ferrugem da soja

Uma premiada tese de doutorado realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e na Texas Tech (Estados Unidos), em parceria com a Alltech Crop Science, líder global em nutrição de plantas, constatou a eficácia de uma combinação de nutrientes, aminoácidos e metabólitos microbianos resultantes do processo de fermentação de leveduras no estímulo de genes de defesa das plantas contra a ferrugem da soja. Segundo o estudo, o uso do Agro-Mos ativou 1.373 genes sem a presença do patógeno e 1.739 com a presença da doença, considerada um dos principais desafios da sojicultura. A pesquisa demonstrou que o produto, desenvolvido a partir da nutrigenômica (estudo da influência da nutrição na expressão genética), potencializa a resistência das plantas e reduz as perdas. 

“Esse trabalho é muito relevante porque mostra a importância dessa ferramenta nutricional biotecnológica para o manejo integrado de doenças”, destaca o engenheiro agrônomo Leonardo Porpino, gerente técnico nacional da Alltech Crop Science. Ele salienta que a ferrugem da soja é uma doença de importância econômica enorme na cultura da soja por estar presente em todas as regiões do Brasil e devido ao seu efeito deletério muito evidente, já que a planta perde área fotossintética em decorrência do alto grau de redução da área foliar. De acordo com ele, a agressividade da doença impacta muito a produção de grãos. “Mesmo variedades de soja resistentes à ferrugem ainda têm problemas. Então, se o produtor não fizer nada para combater a ferrugem da soja, será inevitavelmente atingido por ela. Para a planta adoecer menos, evitando danos severos e comprometimento maior da produtividade, é fundamental ativar os genes que a deixam forte e resistente”, ressalta.

O especialista explica que toda planta possui vários genes, alguns deles relacionados à defesa de determinadas situações, como ataques de doenças. “Por algumas circunstâncias, esses genes são inativados, mas as pesquisas científicas já demonstraram que algumas substâncias orgânicas e desafios da natureza fazem com que eles sejam naturalmente religados”, detalha. Conforme Porpino, quanto mais genes de produção ativados, mais forte é a barreira para resistir à doença. O estudo da UFLA revelou que a aplicação do Agro-Mos potencializa a defesa da planta, o que a deixa pré-condicionada ao ataque da ferrugem da soja. “Com esse produto, quando a doença chega, não há gasto energético significativo e o produtor ainda tem um ganho, que é a redução do estresse”, enfatiza.

Nutrigenômica

O estímulo natural à defesa da planta, endossado pelo estudo da UFLA sobre o Agro-Mos, é apenas um dos exemplos de como a nutrigenômica pode potencializar os resultados na agricultura. Pioneira na aplicação da nutrigenômica, a Alltech Crop Science lançou em setembro de 2024 outro produto desenvolvido com princípio ativo biológico: o Reli3ver, seu primeiro bionematicida, à base de uma cepa exclusiva da bactéria Bacillus subtilis. Estudos revelam que a aplicação da solução natural é capaz de reduzir em até 65% o número de nematoides, patógenos responsáveis por perdas bilionárias nas lavouras de todo o País, que chegam a afetar mais de 50% da safra de algumas culturas, como a soja.

Fonte: Imprensa Alltech Crop Science

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS