A 1ª Feira Agropecuária promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba/Matias Cardoso vai contar com grande ciclo de palestras durante os três dias de realização do evento, marcado para os dias 27 e 29 de abril. A proposta é levar ao produtor rural tecnologias para o trabalho no campo, orientações para novos cultivos e debater o mercado do agronegócio brasileiro, com destaque para a fruticultura, segmento de referência produtiva na região.
O Sistema Faemg Senar é parceiro e estará presente com estande e palestrantes durante a feira. O presidente do Sindicato Rural, Ciro Souza de Paula, destaca que a montagem do evento buscou integrar empresas que querem investir na região com as novidades que possam agregar ao trabalho dos produtores rurais.
“Nosso objetivo é aperfeiçoar o trabalho destes produtores rurais, com conteúdo amplo e diverso, debatendo desde o plantio, até a distribuição e consumo. As palestras, além de abordarem novas técnicas de cultivo do que já produzimos aqui, também vão trazer informações para o plantio de novas culturas, por exemplo, palestra sobre a produção de trigo no cerrado, que pela primeira vez será debatido na região”, destaca.
Palestras
A expectativa é que a feira reúna 120 pessoas por dia, entre produtores rurais, empresários do agro e fornecedores do setor. Além da palestra sobre o plantio de trigo, outras novidades serão para os temas que envolvem orientações para a cultura da soja e do cacau a pleno sol. A abordagem é inovadora e tem sido estudada para o Norte de Minas.
As estratégias para o aprimoramento atual da fruticultura na região não poderiam ficar de fora. Os focos de debate ficarão por conta de orientações sobre cultivo, tratos e o mercado exterior para o limão; manejo, mercado e controle de doenças para produção de mangas; e as novas tendências de plantio, mercado e produtividade da bananicultura. “Estamos tentando trazer informações para que o produtor possa atuar, fazer mudanças e já colocar na prática de trabalho”, finaliza Ciro Souza.
Por meio do Sistema Faemg Senar haverá ainda palestra sobre a contribuição ao Funrural e contribuição sindical. Já a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, vai abordar comércio exterior e certificações das frutas.
“O evento vem para reforçar a importância da fruticultura e da produção rural para a economia da região, referência na produção de frutas, presente no maior projeto de irrigação da América Latina. O Sistema Faemg Senar, através do Sindicato Rural de Jaíba/Matias Cardoso, vem desenvolvendo um extenso trabalho em prol dos produtores rurais na localidade, e o resultado tem sido visto na qualidade do que é produzido. Com a Feira Agropecuária iremos avançar ainda mais”, pontua o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins.
Evento
A entrada para participar da programação da 1ª Feira Agropecuária é gratuita, porém, é preciso fazer inscrição prévia. No perfil oficial do Sindicato Rural nas redes sociais é possível encontrar mais detalhes e o link das inscrições. O acesso é por meio do @sindicatoruraljaibaematias.
A programação faz parte ainda das comemorações do 31º aniversário da cidade de Jaíba, dentro da Festa Nacional da Banana, que vai do dia 27 ao dia 30 de abril, contando com shows e feira de produtos.
Fonte: Ricardo Guimarães