22.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralFazendas de Taquaral de Goiás colhem resultados do projeto Bovinocultura Sustentável

Fazendas de Taquaral de Goiás colhem resultados do projeto Bovinocultura Sustentável

O projeto de Bovinocultura Sustentável, criado pela Emater Goiás, tem mudado a vida de diversos pecuaristas goianos. No município de Taquaral de Goiás, duas propriedades estão colhendo os frutos dessa iniciativa, que visa promover aumentar a produção leiteira por meio da sustentabilidade no manejo de pastagens e da utilização de boas práticas agropecuárias.

A primeira propriedade é a Fazenda Soledade, de Celso e Catarina Siqueira. A fazenda de 30 hectares recebeu a assistência dos técnicos da Emater na transição para essa nova modalidade. A adaptação após as orientações técnicas foi rápida, como a análise e correção do solo, divisão de pastos em piquetes e a introdução de curvas de nível. Desde o início do projeto, a produção de leite aumentou consideravelmente, passando de 8,9 mil litros mensais para 11 mil litros. Além disso, houve melhoria na qualidade do leite, o que proporcionou aumento da renda dos produtores.

Outra mudança foi na produtividade da silagem na propriedade, que aumentou consideravelmente passando de 200 para 238 toneladas em relação ao ano anterior. O resultado foi consequência de uma simples aplicação de boas práticas durante o plantio, como o espaçamento adequado entre plantas, a escolha de sementes de qualidade e a adubação orgânica utilizando o esterco dos próprios animais.

De acordo com Fernando Coelho, a Bovinocultura Sustentável oferece diversos benefícios ao produtor rural. “É possível aumentar a produtividade, por meio do conhecimento sobre solo, forrageiras e interação com os animais, reduzindo os custos”, acrescenta.

A Fazenda Eloá, dos proprietários Valdinei e Débora, também é um exemplo de sucesso. A propriedade começou a ser assistida pelos técnicos da Emater no final de 2023 e não participava de nenhum programa voltado para o segmento rural. A Emater Goiás auxiliou na emissão de documentos como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que permitiu à família acessar políticas públicas como o Crédito Rural, Agro é Social e Crédito Social, que foram essenciais para melhorar a infraestrutura da propriedade. Valdinei conta que, em 12 meses, a produtividade de leite saltou de 11 para 17 litros por animal por dia, e a taxa de lotação dos pastos também aumentou de 1,7 para 5 unidades de animal por hectare.

Na Fazenda Eloá, a produtividade aumentou e os custos caíram. Atualmente, as vacas leiteiras geram 190 litros de leite por dia, resultado das melhorias implantadas no pasto. Valdinei revela que alcançou os números inéditos mesmo reduzindo em 50% o uso de insumos externos, apenas com uso da adubação existente na própria fazenda.

Com o aumento da produção e da renda, a família investiu na compra de uma ordenha mecânica, o que melhorou o manejo dos animais e otimizou o tempo de trabalho. Além disso, o casal também utilizou os recursos na ampliação da casa onde moravam, dando mais dignidade e melhorando a qualidade de vida no campo. Valdinei afirma que a assistência técnica recebida pela Emater foi fundamental na transformação da propriedade e já planeja novos investimentos.

“A Emater mudou nossa vida. A nossa meta agora é começar a trabalhar com o processamento do leite para ampliar a oferta de produtos, além de agregar valor ao alimento”, revela Valdinei.

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, reforça que o trabalho realizado pelos técnicos junto aos pecuaristas que fazem parte do projeto de Bovinocultura Sustentável tem gerado grandes resultados.

“Nosso objetivo é apresentar soluções sustentáveis para as propriedades sem que o produtor tenha que fazer grandes investimentos, mas a partir de mudanças na forma de agir e gerir, por meio do conhecimento técnico dos nossos especialistas”, ressalta Rafael Gouveia.

Segundo o zootecnista Fernando Coelho, “o projeto Bovinocultura Sustentável nasceu para mudar o conceito e levar ao campo uma maneira simples, revolucionária e sustentável de produção de leite ou carne, dentro dos princípios, econômico, ambiental e social, através da estruturação do solo, da forrageira, respeitando o ponto vegetativo ideal da gramínea com um manejo correto, para aumentar a produção e produtividade, sem praticamente exigir investimentos e sim conhecimento do processo produtivo”, ressalta.

Bovinocultura Sustentável

O Programa de Bovinocultura Sustentável é uma iniciativa da Emater Goiás que visa levar ao campo uma proposta inovadora dentro dos princípios econômico, ambiental e social, com assistência técnica continuada, personalizada, qualificada e eficiente.

Em 2024, o projeto assistiu 39 propriedades que estão em pleno funcionamento dentro das práticas propostas, com atendimento e visitas técnicas regulares, para um melhor desempenho do planejamento anual das atividades em cada propriedade.

A execução do programa Bovinocultura Sustentável é baseada na integração e conscientização do produtor rural acerca da produção de alimentos de alta qualidade com segurança alimentar, por meio do processo de estruturação do solo, da forrageira e da interação com os animais. Dessa forma, realiza-se o manejo correto das pastagens, melhora a gestão da propriedade e reforça o conceito de empresa rural.

Além dos aspectos econômicos, as visitas abordam práticas ambientais como o cumprimento da legislação, conservação do solo e manejo sustentável. Já no âmbito social, focam na valorização dos envolvidos, empoderamento, inclusão feminina, e melhorias na alimentação e condições de vida.

Fonte: Emater Goiás

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS