Temas como mercado, gestão de propriedades, manejo de pastagens, nutrição animal, reprodução e melhoramento genético serão abordados no Simpósio de Pecuária de Corte Intensiva, promovido pela Fazenda Figueira e a Estação Experimental Agrozootécnica Hildegard Georgina Von Pritzelwitz, em parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), nos dias 24 (quinta-feira) e 25 (sexta-feira) de abril, em Londrina-PR.
Administrada para ser financeiramente autossustentável, a Fazenda Figueira abriga a Estação Experimental Agrozootécnica Hildegard Georgina Von Pritzelwitz, que tem como foco validar pesquisas que aumentem a produtividade e a rentabilidade da pecuária de corte em bases sustentáveis.
Desde 2000 são conduzidos na Fazenda trabalhos de produção e pesquisa, que somam mais de 80 projetos desenvolvidos em parceria com empresas e instituições de ensino nacionais e estrangeiras. O resultado destes 25 anos de trabalho será apresentado no evento, que tem como público-alvo produtores rurais, técnicos do setor e estudantes de Ciências Agrárias.
O simpósio marca as comemorações de 25 anos da Fazenda Figueira e da Estação Experimental, que coincidem com o centenário de nascimento do doador da Fazenda à Fealq, o engenheiro agrônomo Alexandre Von Pritzelwitz, com o propósito de dar continuidade ao seu trabalho de vida.
São esperados entre 300 e 360 participantes no ciclo de palestras e mesa-redonda realizadas no Centro de Eventos Aurora Shopping (24/04) e 150 no dia de campo com visitação à Fazenda Figueira (25/04). “Nosso objetivo durante os dias de evento é disseminar todo nosso referencial em pesquisa na criação e pecuária de corte, bem como unir teoria e prática ao fornecer diretrizes técnicas capazes de impactar positivamente os sistemas de produção”, explica o gerente da Fazenda Figueira, engenheiro agrônomo José Renato Silva Gonçalves, ao destacar a oportunidade única para a troca de conhecimentos entre os principais atores do setor e para a disseminação de tecnologias capazes de transformar a produção pecuária no Brasil.
Fonte: Viviane Rodrigues