Ampliando o conhecimento de produtores e profissionais da cadeia avícola nacional, a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) promove o segundo módulo do “Simpósio de Enfermidades das Aves: Coccidiose Saúde & Integridade Intestinal” entre os dias 17 e 19 de outubro. Reunindo diversos especialistas e empresas do setor avícola nacional, o evento será realizado no Auditório Show Rural da Coopavel, em Cascavel (PR).
Contando com seis painéis, a programação trará ao debate as ferramentas para a monitoria e diagnóstico da coccidiose, os programas anticoccidianos, o controle da coccidiose em frangos através da vacinação, doenças virais na integridade intestinal, E.coli na integridade intestinal, atualizações da prevalência da coccidiose no Brasil e apresentações de estudos de caso de três empresas.
Médico-veterinário e membro do corpo técnico da FACTA, Heytor Henrique Garcia Borges, destaca que as temáticas de coccidiose e integridade intestinal são primordiais para o desenvolvimento da cadeia avícola e devem sempre ser debatidas para se ampliar o conhecimento de produtores e técnicos.
“Manter uma boa integridade intestinal é indispensável, afinal o intestino é o grande responsável por digerir e absorver os nutrientes, além de manter a saúde das aves devido a sua grande importância para o sistema imunológico. Diversos pesquisadores relatam que a coccidiose é uma das principais enfermidades do trato gastrointestinal responsável por grandes prejuízos sanitários e econômicos. Devemos seguir sempre em alerta e nos atualizando quanto ao diagnóstico e as medidas de prevenção, controle e tratamento dessa enfermidade”, afirma Borges.
Ele ressalta o compromisso da FACTA, que neste ano já promoveu eventos sobre a influenza aviária na América do Sul, diagnóstico laboratorial e necropsia, enfermidades virais e bacterianas e a Conferência FACTA WPSA-Brasil 2023. O médico-veterinário também enfatiza a importância das parcerias para elevar a avicultura nacional.
“Acredito que esse simpósio será mais um excelente evento, pois na avicultura somos privilegiados por podermos contar com um nível técnico muito qualificado. A parceria entre indústria produtiva, academia e empresas fornecedoras de insumos nos permite uma visão holística e discussões de alto nível com o objetivo único de aprimorar a avicultura em todas suas áreas, através do desenvolvimento das pessoas envolvidas em diversas partes do processo produtivo”, conclui Borges.
Fonte: Juliana Bonassa – Attuale Comunicação