Com uma grandiosa produção digna de um espetáculo, o Núcleo Encosta da Serra, dedicado aos Criadores de Cavalos Crioulos, selecionou oito exemplares no último sábado, 11 de novembro, (quatro fêmeas e quatro machos) que avançaram para a aguardada Final da Morfologia Expointer 2024, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A pista coberta, situada no coração do Parque Liberdade, foi palco da penúltima edição de primavera deste prestigiado evento morfológico dedicado à raça.
Ao longo do dia, os espectadores presentes nas arquibancadas ou acompanhando a transmissão ao vivo pelo canal oficial do Cavalo Crioulo no YouTube puderam prestigiar um grande evento de seleção de raça. Os cem animais (70 marcados e 30 Incentivos) admitidos pelo técnico do Cavalo Crioulo, Ricardo Guazzelli, entraram em pista demonstrando os atributos que caracterizam o selo racial e padrão da raça. Antes do início dos julgamentos, o Presidente do Núcleo, Evaldo Rosa, expressou suas expectativas em relação ao evento. “Temos 70 animais marcados que vieram para competir, não apenas para preencher vagas. São animais extremamente competitivos”, avaliou.
O jurado principal da penúltima Morfologia Passaporte de Primavera, Pedro Boemo Ferreira, enalteceu o nível dos animais julgados por ele e pelo jurado auxiliar, Carlos Loureiro da Silva. “Encontrei animais de ótima qualidade, tanto nos machos quanto nas fêmeas, tanto nos marcados como na categoria Incentivo.” E ele ainda completa: “Muitos desses animais tinham plenas condições de serem classificados”, finalizou.
Puxando a fila das fêmeas na Categoria Potranca Menor, Percanta do Rosal se destacou entre os exemplares presentes no evento e foi escolhida pelos jurados como Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça. A tostada, que segundo comentários após a formação da fila, se sobressaiu sobre as demais pelo equilíbrio de seu conjunto: feminina, moderna, frente leve e de boas angulações. Filha de Basco Vale Quatro e Noite Adentro Vendramin, é criada e exposta por Sady Macondes Loureiro Neto. Estreante em Passaportes, Percanta do Rosal, garantiu sua vaga na Final da Morfologia Expointer 2024.
Soberano entre os machos deste Passaporte, o potranco maior Zamora Ferro e Fogo, foi avaliado pelo jurado Pedro Boemo Ferreira como o dono dos “melhores aprumos” da morfologia Passaporte. Com uma boa garupa, linhas equilibradas e bastante harmônica, o rosilho teve um ótimo desempenho tanto encilhado quanto a cabresto, segundo as avaliações e comentários do jurado. Exposto pelo Condomínio Zamora Ferro e Fogo, o Grande Campeão da categoria machos é filho de Um Bueno do Passo da Lage e Prata de Santa Thereza. Terceiro lugar da categoria potranco menor na Morfologia Expointer deste ano, Zamora Ferro e Fogo se garantiu em uma final morfológica em Esteio.
Fonte: AgroEffective Assessoria de Imprensa