A 61ª Exposição do Cavalo Mangalarga, um dos eventos mais tradicionais da Expo Rio Preto SICREDI, foi finalizada neste sábado, 21 de setembro, com provas funcionais realizadas no Recinto de Exposições. Os animais chegaram ao parque entre os dias 18 e 19 e participaram das atividades nos dias 20 e 21.
A exposição, que acompanha a Expo desde a primeira edição, é um ponto de encontro para criadores e apaixonados pela raça Mangalarga, celebrando a tradição e a evolução desses animais que são símbolo de elegância e versatilidade.
No último dia de competição, um dos destaques ficou por conta da categoria Cavalo Graduado (acima de cinco anos de idade), que teve como grande vencedor o cavalo Porsche, da Fazenda JF Barra, de São José do Rio Pardo (SP). A performance do animal impressionou pela habilidade, resistência e postura, características que reforçam o legado da raça Mangalarga como uma das mais prestigiadas na cultura equestre.
“É uma felicidade imensa porque esse cavalo foi criado pela gente na fazenda. Hoje é um cavalo graduado, um cavalo mais velho. No ano passado, ele já havia feito uma boa campanha, mas agora, saindo daqui campeão, ele está credenciado para competições de nível nacional”, comemorou Diego Henrique Inácio Sabino, cavaleiro do Porsche.
A exposição contou com cerca de 70 exemplares da raça em competições de morfologia e provas funcionais ao longo dos dias. O evento reforçou o compromisso da Expo Rio Preto SICREDI em promover a tradição do cavalo Mangalarga e incentivar a criação de animais de alta qualidade genética.
Conexão
Segundo Adib Ismael Júnior, presidente do Núcleo Mangalarga de São José do Rio Preto, os equinos da raça e seus cavaleiros possuem um laço especial. “Esses animais sabem quando estamos ansiosos, tristes ou felizes. São sensíveis, e essa parceria não tem preço. Competir com um Mangalarga nessa exposição é uma forma de celebrarmos eles”, afirma.
Fonte: Carlos Cristal