No mês de novembro, o Centro Hípico de Tatuí (SP) receberá a 4ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, evento que tem como objetivo destacar a funcionalidade da raça em diferentes modalidades equestres. Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), a exposição terá entrada gratuita, proporcionando à comunidade local a oportunidade de conhecer de perto o Cavalo Árabe e suas características.
Considerada a raça mais antiga do mundo, com registros que datam de milênios, o Cavalo Árabe é reconhecido por sua resistência, beleza e versatilidade. No evento que acontecerá em Tatuí, estão programadas competições em 10 modalidades, incluindo Salto, Hipismo Rural, Três Tambores, Seis Balizas, Western Pleasure, Traje Típico, Maneabilidade, Hunter Pleasure, English Pleasure e Halter.
Francisco Carrasco, presidente da ABCCA, destacou que, tanto nesta gestão quanto nas anteriores, o foco tem sido valorizar o Cavalo Árabe montado. “Criamos uma exposição para que a raça demonstre toda a sua versatilidade em um único evento”, afirmou. Ele também lembrou que, durante o evento, ocorrerão as provas válidas pela 27ª Brazilian Breeders’ Cup, exposição exclusiva de Halter, nas quais a conformação dos Cavalos Árabes será julgada e que definirá o melhor criador de 2024 da raça no Brasil.
A expectativa é reunir mais de 200 animais em Tatuí, de várias regiões do país, sobretudo, de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. “Estamos otimistas em relação ao número de inscritos, que já ultrapassou o do ano passado. A premiação será de mais de R$ 200 mil, resultado de um investimento significativo em esporte nos últimos anos”, completa Carrasco.
Fonte: Giovanna Catanho