De volta ao cenário dos eventos pecuários do Brasil, a Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne será realizada entre os dias 19 e 23 de novembro, em Presidente Prudente (SP). Com uma programação robusta e focada em impulsionar a pecuária brasileira em nível internacional, esta edição de retomada do evento também tem como destaque a exposição de animais.
Estão confirmadas para participar do evento animais das raças Wagyu, Nelore, Guzerá, Caracu, Brahman e Santa Gertrudis. O responsável pela captação dos expositores, animais e leilões, Alex Arikawa Miyasaki, que faz parte da equipe de curadoria do evento, define a Feicorte como uma grande referência para o melhoramento genético das raças bovinas de corte.
“A Feicorte fomenta e estreita relacionamentos que geram experiências e oportunidades de negócios, desde agregar investimentos com pacotes tecnológicos até aquisição de material genético nas categorias de matrizes, reprodutores, embriões e sêmen”, pontua Miyasaki.
A feira reunirá criadores, fornecedores, empresas do setor, investidores e profissionais, que poderão conferir as atrações do evento, como arena de conteúdo para discutir o tema “A conta do boi”; Beef Hour que vai tratar da qualidade da carne; Espaço Origens com a exposição, degustação e harmonização de produtos artesanais paulistas; desfile de touros; área de demonstração de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), entre outras.
“O evento segue com sua missão de impulsionar e promover a pecuária brasileira como um importante produtor e exportador de proteína animal do mundo, reunindo em um só espaço conhecimento, tecnologia, relacionamento, experiências, integração e sustentabilidade, sempre com o objetivo de fortalecer todos os elos da cadeia, promover a produção eficiente de carne de qualidade e a reflexão das necessidades e tendências do setor”, ressalta a CEO da Verum, Carla Tuccilio, que está à frente Feicorte 2024.
Exposição de animais rústicos
Resgatando a tradição de um evento com animais, uma das atrações desta edição da Feicorte serão bovinos rústicos, que estarão em exposição nas baias do Recinto de Jacob Tosello, em Presidente Prudente.
Como um dos representantes de fazendas expositoras de animais rústicos, o pecuarista Fernando Barro relembra as primeiras edições do encontro. “Sempre foi um evento de vanguarda na pecuária brasileira, uma exposição importante e aguardada, que o mercado sentiu muito quando foi interrompida”, avalia o diretor da Agro Mata Velha, de Uberaba (MG), representando as fazendas de Jonas e Renato Barcelos neste retorno. A escolha pela realização em Presidente Prudente, na visão do profissional, é acertada. “É uma região muito forte em termos de agronegócio e sabemos da importância que esse evento vai ter naquela localização”, afirma o diretor da Agro Mata Velha, que reúne mais de 50 anos de experiência em melhoramento de Nelore e levará cinco animais para amostra. “São touros para venda de sêmen, transportados direto do criatório para a exposição, apresentando nosso trabalho voltado principalmente à carne de qualidade”, resume.
Representando os sucessores de Farhan Buchalla, da Fazenda Pagador, Fabio Buchalla conta que a equipe da propriedade, localizada na cidade onde será realizada a Feicorte, levará dez bezerros de ponta. “Nosso criatório foi iniciado em 1953, então, são quase 71 anos de trabalho produzindo reprodutores que marcaram um conceito na raça Nelore padrão no Brasil”, explica, referindo-se aos touros Taj Mahal I e Iguaçu da Pagador. O sistema de produção de touros da Pagador, define Buchalla, é feito dentro das condições reais da pecuária brasileira, gerando touros precoces, funcionais e com conformação de carcaça, em um padrão racial conquistado por meio de práticas rigorosas de seleção.
Ambiente propício para realizar bons negócios, conhecer novos parceiros e reencontrar antigos amigos. É o que considera o representante Comercial da Fazenda Araponga, William Alves Pereira. Levando cinco animais Nelore para a Feicorte, a propriedade, conduzida por Shiro Nishimura e situada em Jaciara (MT), trabalha com melhoramento genético voltado principalmente para touros e fêmeas diferenciados. “É uma raça que produz carne com marmoreio e maciez de sabor inconfundível”, resume o representante Comercial da Araponga, ressaltando que o melhoramento genético é alcançado por meio da ultrassonografia de carcaça, avaliando características que geram animais mais precoces e com carne de alta qualidade.
A excelência é evidenciada também por Mencius Mendes, proprietário e diretor presidente da Nelore Aymoré. A propriedade situada em Panorama, na região de Presidente Prudente, tem 25 anos de história em seleção de animais Nelore. “A volta da Feicorte é um fomento muito importante para a união da cadeia da pecuária, fortalecendo o agronegócio em uma região muito tradicional nesse segmento, onde atualmente também são desenvolvidas outras atividades, como a cana-de-açúcar, a batata-doce, o amendoim, e outras lavouras”, explica Mendes. “É um momento importante para que reativemos essa tradicional feira o interior, no oeste paulista. Tenho certeza do sucesso desse evento”.
Fonte: Mariele Previdi – Attuale Comunicação