A expectativa da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) é de que a 40ª Expointer confirme o movimento de recuperação nas vendas do segmento agrícola. “A expectativa dos associados da Câmara de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da Abimaq é de um crescimento nominal do faturamento de 15% no ano de 2017 em relação a 2016”, afirma Pedro Estevão Bastos, presidente do CSMIA.
“O Brasil se consolida como grande fornecedor mundial de cereais, carnes e fibras, e o mercado para estes produtos deve crescer na esteira do aumento da população mundial e do aumento de renda nos países asiáticos. O agronegócio brasileiro deve continuar a crescer com este cenário. Sob o ponto de vista do agricultor a capitalização é ponto de destaque, as últimas safras foram propicias e atualmente a saúde financeira no campo é excelente”, justifica Bastos.
Para comprovar o otimismo ele aponta que o plano safra 2017/18 (lançado em junho/17) confirmou as expectativas. Lembrou que o juro do Moderfrota caiu um ponto percentual, para 7,5%, e considerou os mais de R$ 9 bilhões disponibilizados nessa principal linha de financiamento de máquinas e implementos agrícolas como “adequados”.
“O plano também trouxe melhores condições para a Linha PCA (Programa para Construção e Ampliação de Armazenagem) com juros de 6,5% ao ano, prazo de 15 anos e 3 de carência. Estas condições fazem parte do esforço do governo de tentar diminuir o enorme deficit de armazenagem que o Brasil tem”, ressalta o dirigente.
Fonte: AGROLINK –Leonardo Gottems