Além dos shows, palestras e muita diversão a Exposição Agropecuária de Rio Verde tem sabe o que? Animais expostos. Claro que pelo nome já é de se esperar que animais estejam em exposição durante o evento, mas será que você sabe o que exatamente acontece com eles? Será que eles ficam ali só por ficar mesmo? Como funciona isso? Calma, estamos aqui para solucionar as suas dúvidas.
Os animais pomposos e bem cuidados expostos são de várias raças diferentes. Mas eles não ficam lá, expostos só porque são lindos, na verdade duas das raças, Nelore e Girolando, estão participando de uma competição. No total são quase 1000 animais expostos que serão julgados em diferentes modalidades, cada um em sua raça.
O gado Nelore é julgado por categorias, como, volume de carcaça, aspecto reprodutivo e aprumus, que é a postura e o modo de andar do animal. O Girolando também é avaliado por categorias. É observado a conformação corporal, pernas e pés, além do principal para o gado leiteiro, que conta como 40% da avaliação, o úbere.
As duas raças possuem associações que mantêm o campeonato, com a organização de julgamentos e controle do ranking de pontuações. Cada exposição e julgamento contabiliza pontos para os produtores que no fim do campeonato premia o melhor. Além disso, o reconhecimento de ser o melhor da raça é primordial.
Esses julgamentos são realizados com a intenção de se aproximar ao padrão ideal de cada raça, de alcançar um equilíbrio de todas as características do animal e assim disseminar o que de melhor cada raça pode fornecer. Financeiramente, ser o melhor criador de determinada raça rende lucros com a venda de proles, sêmens e embriões.
O julgamento do gado Nelore, mais criado no Brasil, que acontece em Rio Verde já foi cinco vezes premiado como o melhor julgamento do interior do estado de Goiás. Já com o Girolando, a Expo Rio Verde será a única feira do estado à realizar o julgamento neste ano.
Fique ligado, pois, os julgamentos começam nesta segunda, com o julgamento Girolando na segunda-feira (10/07) e terça-feira (11/07) às 08:00 e julgamento Nelore na quarta-feira (12/07); quinta-feira (13/07) e sexta-feira (14/07) às 08:00.
Fonte: Sindicato Rural de Rio Verde