Evento será presencial, com transmissão online e gratuita, e emissão de certificado pela Faculdade de Coimbra, de Portugal
O Centro de Estudos em Democracia Ambiental (CEDA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra realizam, nos dias 17 e 18 de abril, a primeira edição do Encontro Internacional “Experiências inovadoras em participação ambiental”, com enfoque nas áreas de crise, sustentabilidade e cidadanias. O evento acontece presencialmente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, e também terá transmissão online e gratuita.
O objetivo do Encontro é reunir pesquisadores, nacionais e estrangeiros, que trabalham com participação popular, para fomentar a discussão do assunto, trocar experiências e ampliar a divulgação perante a comunidade científica e acadêmica.
A programação está estruturada no modelo de “oficinas participativas”, com palestrantes do Brasil e Portugal, a fim de divulgar experiências participativas. Novas estratégias participativas, justiça participativa, desastres socioambientais, desmatamentos em assentamentos da Amazônia, Amazônia Legal, Pegada Ecológica e Ciência Cidadã estão entre os assuntos que serão discutidos nas conferências. No segundo dia do evento, haverá a condução de uma prática pela professora Alexandra Aragão, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Confira a programação completa, com horários de Portugal, neste link (https://bit.ly/3X6A4n6).
O Encontro é aberto a todo o público interessado; para participar, é preciso fazer a inscrição gratuita através do link https://bit.ly/3l2f4QS; haverá certificado emitido pela Universidade de Coimbra. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail do grupo de pesquisa CEDA (ceda@ufscar.br) ou do professor do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) e coordenador do CEDA, Celso Maran de Olveira (celmaran@ufscar.br).
Fonte: UFSCar