17.6 C
Jatai
InícioNotíciasExperiências globais serão apresentadas na primeira Jornada da Agricultura Saudável

Experiências globais serão apresentadas na primeira Jornada da Agricultura Saudável

Experiências globais de implementação de uma agenda de preservação, de sustentabilidade e de conservação na agricultura serão apresentadas na primeira Jornada da Agricultura Saudável, que o Instituto Moara promove nos dias 10, 11 e 12 de agosto, no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). É possível participar do evento de forma presencial ou online. As inscrições, limitadas, estão abertas e podem ser feitas pelo site: http://www.institutomoara.org/.

No dia 12 de agosto, a partir das 9 horas, um time de especialistas de vários países traz informações sobre o que está acontecendo ao redor do mundo e sobre quais são os desafios e as oportunidades que existem em cada continente, referentemente à agricultura saudável.

Thiago Gimenez Barbosa, da SyntropicSolutions, irá abordar agricultura sintrópica na Austrália, país que é um dos maiores produtores de orgânicos do mundo. Jean Mourot, presidente da empresa Red Clay Bio Food, traz sua experiência em orgânicos da França. Agricultura orgânica é também o tema de Andrea Calgaro, da Confederazione Italiana Agricoltori, da Itália.

Daniel Bertani Lopes da Costa, da empresa Regenagri, da Holanda, trata de agricultura regenerativa. A Regenagri faz parte do organismo de registro internacional Control Union e tem sob sua certificação mais de 400 mil hectares de terra ao redor do mundo. Luís Eduardo Santos, da Moara União Europeia, em Portugal, e Alexandre Trabbold, diretor regional do Instituto Brasil África, em Angola, completam as apresentações. A mediação será do produtor de orgânicos Joe Carlo Vianna Valle, da fazenda Malunga, no Distrito Federal.

Conceito

Agricultura saudável é um conceito que se refere à produção de alimentos saudáveis, adequados e nutritivos, com uso prioritário de agentes biológicos, buscando o equilíbrio dos ecossistemas agrícolas por meio da melhor utilização de energia, dos recursos naturais, da conservação da biodiversidade, e da melhoria da fertilidade e da estrutura do solo e da qualidade da água. Relaciona-se ainda com o desenvolvimento de sistemas alimentares social e ambientalmente sustentáveis.

Difundir conhecimento sobre agricultura biológica e fomentar a sua aplicação são alguns dos objetivos do Instituto Moara, que atua desde 2020, formado pela Moara Bioestimulantes Agroambientais, indústria de insumos biológicos. Nesse caminho, o instituto posicionou-se como pioneiro em soluções inovadoras, que envolvem pesquisa, desenvolvimento, extensão, abordagem prática, na promoção de uma agricultura regenerativa e saudável para o consumidor final.

CEO da Moara e vice-presidente do Instituto Moara, Douglas Scheunemann avalia que a pandemia de covid-19 fez surgir nas pessoas ao redor do mundo uma busca por melhores práticas em saúde e por maior qualidade de vida, o que inclui alimentação saudável. Ele, no entanto, avalia que muitas vezes essa busca fica prejudicada pela falta de informação qualificada. “O Instituto Moara se guia pelo princípio de que o maior ativo existente atualmente é a informação, porque é a partir dela que produtores e consumidores podem fazer escolhas melhores. E é por isso que a Jornada da Agricultura Saudável está aberta para qualquer pessoa que se interesse por alimentação saudável”, afirma.

Fonte: Vincere comunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS