21.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralExecutivos da Boehringer Ingelheim dos EUA realizam simpósio no IPVS sobre uso...

Executivos da Boehringer Ingelheim dos EUA realizam simpósio no IPVS sobre uso de tecnologia para controle de doenças em suínos

Os médicos-veterinários Dra. Amanda Sponheim e o Dr. Eduardo Fano apresentaram estudos que demonstram a importância de medidas preventivas apoiada por dados e ferramentas tecnológicas

Durante o IPVS 2022, realizado no Rio de Janeiro, a Boehringer Ingelheim promoveu um simpósio aos convidados com executivos da empresa dos Estados Unidos, com o tema Improving disease control using data and technology” (“Melhorando o controle de doenças usando dados e tecnologia”).

A apresentação tinha como objetivo mostrar a evolução da suinocultura mundial nos últimos anos por meio de estudos e tecnologias que contribuem para o manejo e controle de doenças endêmicas nas granjas. A Dra. Amanda Sponheim falou sobre a “Influência da detecção precoce de doenças respiratórias por meio do SoundTalks® no uso de antimicrobianos, na mortalidade e o impacto econômico geral da propriedade”.

O SoundTalks® é composto por dois equipamentos: um monitor que capta os sons do ambiente na granja e um aparelho que faz a filtragem dessa captação, separando apenas os sons respiratórios emitidos pelos suínos, que, por meio de inteligência artificial e machine learning, detecta possíveis doenças respiratórias nos animais antes de apresentarem sintomas clínicos. Esses alertas precoces são fundamentais para que o suinocultor interfira com antecedência, evitando a propagação da doença, infecções secundárias e grandes perdas econômicas. Além disso, evita uma intervenção mais incisiva por meio de antimicrobianos, garantindo o bem-estar dos animais.

A médica-veterinária apresentou um estudo com 1655 suínos de 11 meses de idade sobre o impacto econômico de uma intervenção precoce de doenças respiratórias por meio do SoundTalks® (Polson et al., 2022). O resultado demonstrou que a utilização da ferramenta pode gerar impactos econômicos positivos. Além disso, a coleta contínua de dados baseados na ferramenta permite a análise sistemática das intervenções.

O Dr. Eduardo Fano compartilhou seus conhecimentos e estudos sobre “Controle de Endemias — Pontos Críticos no manejo de doenças”. Em sua apresentação, ele destacou os desafios e ameaças dos patógenos primários na produção de suínos, como a Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína (PRRS), o vírus Influenza A, o Mycoplasma hyopneumoniae, entre outras e infecções bacterianas endêmicas. Após a sua análise, a conclusão foi: “Se não há como mensurar, não há como melhorar”. Portanto, ele defende a utilização de tecnologias para obtenção de dados que possam analisar a incidência de enfermidades na granja, como o SoundTalks®, para garantir o bem-estar animal e melhorar a produtividade.

Participação no IPVS

A Boehringer Ingelheim contou com um estande próprio no local, onde apresentou tecnologias e inovações para a suinocultura e um time brasileiro e global para atendimento e demonstração das soluções aos convidados. O diretor da área de Aves e Suínos da empresa no Brasil, Abílio Alessandri, comemorou a participação: “O IPVS 2022 foi muito positivo para a Boehringer Ingelheim e a suinocultura brasileira como um todo. Além de recebermos os executivos globais no nosso país, tivemos a oportunidade única de mostrar as nossas tecnologias e soluções para produtores, médicos-veterinários, clientes e parceiros”.

Fonte: Ideal H+K Strategies

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS