Na piscicultura intensiva, muitas perdas começam onde os olhos não vêm, no intestino. Desequilíbrios na microbiota, inflamações e baixa absorção de nutrientes afetam diretamente o crescimento, a eficiência alimentar, a qualidade da carne e até da água. Pensando nisso, a Biochem promoveu em 02 de agosto, em Foz Iguaçu (PR), o primeiro Workshop Aqua Solutions, um encontro que reuniu ciência, nutrição funcional e profissionais de ponta para apresentar resultados inéditos de dois estudos contínuos em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido, no Rio Grande do Norte, para uma piscicultura mais sustentável e produtiva.
“Viemos apresentar dois estudos feitos com tilápias. Um com a adição do Technospore, que é um probiótico bem diferente do mercado porque você consegue utilizar na própria massa da ração, diferente de outros que se utilizam no tratamento da ração ou no tratamento de água. O primeiro ponto foi a gente descobrir qual era a dose ideal recomendada na ração de tilápas com objetivo de verificar o impacto que esse probiótico tem na microbiota intestinal, além de qualidade de carne e desempenho. O outro estudo é com adição dos glicinados de zinco, cobre, manganês e ferro (E.C.O. Trace). Também avaliamos qual o impacto que causa na saúde desses animais. Observamos efeitos interessantes em qualidade de carne, atividade antioxidante e de qualidade de produto em carne até após o congelamento e armazenamento”, explica o professor doutor Matheus Ramalho de Lima, que conduziu os trabalhos e apresentou os resultados para técnicos e decisores de empresas e cooperativas produtores de tilápias no Brasil.
“Evento se conecta com o projeto global da Biochem de desenvolvimento do mercado de aqua, trazendo as melhores opções em termos de custo benefício, bem-estar animal e uma produção sustentável. Esse projeto nasce aqui na América Latina pelo Brasil, onde fizemos vários trabalhos na área de produção de tilápias. Estamos posicionando um produto de muito boa qualidade e eficaz, uma tecnologia acessível”, destaca Paulo Ricardo de Oliveira, Diretor Comercial LATAM da Biochem.
Os conceitos Biochem incluem fornecer benefícios desde uma fábrica de ração, um premix, passando pelo produtor, pelo abatedouro, chegando até o consumidor final. E quando falamos tanto do Technospore como a linha E.C.O. Trace, conseguimos ganhos para o produtor em conversão alimentar, melhor ganho de peso, menor necessidade de administração de antibióticos. Eles proporcionam para as tilápias através do sistema imunológico, qualidade intestinal, mas também antioxidante para combater esses radicais livres que interferem, por exemplo, no tecido desse peixe, na qualidade filé. Também oferece uma melhor produção de ovos em tilápias matrizes. No abatedouro, melhora a qualidade de filé e tem menor descarte da carcaça. E o consumidor final vai consumir um alimento de maior qualidade, com uma textura melhor e um sabor mais refinado”, destaca Murilo Mora de Assis, Gerente Técnico Comercial Sul BR da Biochem.
Fonte: Assessoria Biochem Latam