Andrew Ward, Head de Commodity América do Norte da Barchart, foi um dos destaques da última edição do ENCA, o Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias. O profissional ministrou uma palestra sobre “Mudanças no Mercado de Grãos nos Estados Unidos e o Impacto no Cenário Cooperativo”.
O executivo destacou que, como estratégia, “as cooperativas podem adicionar diversos serviços que vão impactar positivamente os seus cooperados. “Esses serviços podem estar relacionado a combustível, agronomia, grãos etc”, exemplifica.
Durante o ENCA, Ward também compartilhou diversas dicas e orientações para as cooperativas. Acompanhe a seguir uma breve entrevista.
Quais os planos da Barchart para o Brasil?
Nós temos um plano consistente e amplo para o Brasil, que se destaca no cenário mundial do agronegócio. Na América do Norte, por exemplo nós atendemos a mais de 650 clientes, representando mais de 2.000 instalações de grãos. Trata-se de uma grande base de usuários que nos permite uma inovação e um investimento constantes em serviços e software. Queremos ampliar com intensidade a nossa presença no Brasil, implementando nossa tecnologia em cooperativas, empresas e propriedades agrícolas, de diferentes perfis. O Brasil é um país estratégico para a Barchart e a experiência com a América do Norte vai nos ajudar. Vamos ampliar as nossas relações com clientes, estabelecer novas parcerias e investir em integrações ainda mais aprofundadas.
Quais estratégias podem ajudar uma cooperativa do agronegócio a ter um crescimento sustentável?
As estratégias são variadas. Vou citar algumas. As cooperativas podem adicionar diversos serviços que vão impactar positivamente os seus cooperados. Esses serviços podem estar relacionados a combustível, agronomia, grãos etc. Além disso, as cooperativas podem realizar Joint-venture com empresas de algum segmento específico do agronegócio, como fertilizante, irrigação etc, diversificando a área de atuação e incrementando a receita.
De que forma as tecnologias estão ajudando as cooperativas na ampla relação com os cooperados?
As tecnologias estão proporcionando uma experiência positiva ao cooperado de maneira econômica, por meio de aplicativos, mensagens e portais exclusivos, entre outras possibilidades. Além da estreita comunicação entre cooperativas e cooperados, as tecnologias ajudam, por exemplo, na compra de insumos e na comercialização de grãos, impactando nos custos finais do cooperado.
De que forma a Barchart pode ajudar no crescimento das cooperativas?
A Barchart é uma grande aliada das cooperativas brasileiras. Temos a plataforma cmdtyView para inteligência de mercado, mercado futuro e físico, análise e gestão de riscos. Essa plataforma é de última geração e se conecta a outros serviços, como nossos aplicativos móveis para produtores (aplicativos Marketplace), CRM para produtores (produtorView) e contabilidade de grãos de terceiros e integrações de ERP.
Para finalizar, os produtores rurais estão realmente aderindo mais as tecnologias?
Os produtores rurais estão se sentindo mais confortáveis em comercializar grãos e em adquirir insumos por meio de plataformas digitais. Por conta disso, as cooperativas irão se inserir cada vez mais nesse cenário. É um caminho sem volta. É um caminho que irá contribuir para a prosperidade e para o fortalecimento do agronegócio brasileiro.
Fonte: Ação Estratégica