20.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEstância Bahia mantém tradição e realiza a 15ª edição do Estradeiro pelos...

Estância Bahia mantém tradição e realiza a 15ª edição do Estradeiro pelos quatro estados do Matopiba

Há 15 anos, o Estradeiro da Estância Bahia reúne produtores, empresários e parceiros de Mato Grosso para atravessar o Brasil e observar, ao volante, como a pecuária e o agronegócio avançam. Em 2025, a tradição se manteve e 48 estradeiros percorreram, em 16 veículos, os quatro estados do Matopiba, registrando as mudanças que moldam a produção, a infraestrutura e a economia da região.

Durante seis dias foram percorridos cerca de 4 mil km em visitas a produtores, cidades-polo, áreas de expansão da pecuária, agrícola e industrial, além de estruturas logísticas que sustentam a produção de soja, milho e algodão. A rota começou no Tocantins, passou pelo Maranhão, Piauí, Bahia e retornou ao Tocantins, regiões que despontam como novas fronteiras de produção – que já alcançaram a marca de produzir 19% da soja do país neste ano.

Para Maurício Tonhá, idealizador do Estradeiro, a viagem revela um retrato fiel da realidade do campo de outros estados, mas principalmente é uma tradição levada a sério e que está sendo repassada para as próximas gerações.

“É uma alegria especial para mim, que sou baiano, voltar para casa e reencontrar minha terra. Há 15 anos fazemos essa viagem para olhar o Brasil in loco: entender como cada região está avançando, sentir o ânimo das pessoas, acompanhar a transformação da pecuária, da agricultura, da integração entre atividades, o desenvolvimento das cidades e a qualidade das rodovias. Esse olhar direto do campo é uma troca de informação, pois também levamos uma mensagem de Mato Grosso a todas as regiões que percorremos.”, destaca.

Em Santana, na Bahia, a comitiva participou da inauguração da praça em homenagem a Chiquinha Abóbora, avó de Maurício Tonhá e cidadã com grande contribuição para a cidade. A comitiva manteve a tradição de Chiquinha Abóbora que sempre promoveu ações sociais no Natal e distribuiu 500 cestas básicas para moradores da cidade.

O prefeito de Santana, Zé Raul, destaca a contribuição da família para o município de pouco mais de 26 mil habitantes. “É com muita alegria que eu recebo o Maurício e sua comitiva, que faz história por onde passa. Nesta praça começou a história de Santana. Aqui começou a história dos fundadores de Santana. Um deles é avô do Maurício Tonhá, que foi o primeiro prefeito a governar Santana”.

Para o diretor comercial da Estância Bahia, Guilherme Tonhá – da segunda geração à frente do negócio familiar – a edição deste ano registrou transformações significativas no Matopiba, mas o principal foi o encontro de gerações.

“O Estradeiro sempre foi sobre aprender com o Brasil real, mas nesta edição o mais marcante foi ver diferentes gerações viajando juntas. A tradição que começou com meu pai hoje envolve filhos, amigos e novos produtores que estão conhecendo o Matopiba pela primeira vez. Essa troca é o que mantém essa tradição viva. Cada parada ensina algo sobre o agro, sobre as pessoas e sobre o caminho que o setor está construindo”, avalia Guilherme.

Fonte: Lorena Bruschi

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS