29.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEsalq assina convênio com Associação de Olho no Material Escolar

Esalq assina convênio com Associação de Olho no Material Escolar

Parceria prevê desenvolvimento de biblioteca virtual para consulta da comunidade escolar

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Associação de Olho no Material Escolar (DOME) assinaram na última segunda-feira, 20/6, um convênio de cooperação.

O objetivo principal é o desenvolvimento de uma biblioteca virtual com conteúdo relativo ao agronegócio brasileiro. O material poderá ser utilizado por professores e professoras-autores do ensino fundamental e médio dos setores educacionais público e privado do Brasil. A produção desses conteúdos entrará na composição de materiais didáticos, aplicados em salas de aula e em atividades extracurriculares.

“Esse convênio de cooperação é importante a fim de melhorarmos a imagem do agro no Brasil. A base de todo esse conteúdo a ser produzido é a Ciência, que sempre mostrará os rumos a serem seguidos por uma sociedade justa e sustentável”, comentou o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto.

Além do professor Durval, o convênio foi assinado pela diretora-presidente da Associação, Letícia de Menezes Zamperlini Jacintho. Letícia falou sobre o foco do seu trabalho e a importância da parceria com a Esalq. “Queremos trazer fontes científicas para o material didático. Hoje as fontes utilizadas para esse material são dispersas e nem sempre trazem uma visão atualizada do setor agro brasileiro. Não queremos romantizar o setor, mas mostrar uma atividade que evolui e emprega muita tecnologia. Um dos nossos projetos é a Biblioteca Virtual e temos a honra de ter a Esalq nessa parceria”.

Os projetos desenvolvidos pela Associação de Olho no Material Escolar permitirão analisar 80% do material comprado pelo Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro e do Material Didático e o documento será entregue ao Ministério no próximo mês de agosto. “Com isso conhecemos todos os temas abordados neste material e identificamos os problemas enfrentados pelas editoras na busca por dados acessíveis e de base confiável. Assim a biblioteca virtual atenderá essa demanda de oferecer conteúdo com a curadoria da Esalq empregando uma linguagem amigável”, comenta a diretora da associação.

Na Esalq, a coordenação do convênio ficará sob responsabilidade do professor Rafael Otto, do departamento de Ciência do Solo. “A proposta é modernizar o entendimento representado nos livros didáticos acerca do agronegócio brasileiro e trazer a verdade sobre a nossa atividade agrícola. Certamente o agro brasileiro não é um agro que polui, que utiliza mão de obra escrava, muito pelo contrário. O convênio tem duração inicial de dois anos, mas antes disso já reuniremos um bom volume de informações para alimentar a biblioteca virtual de maneira que os professores tenham acesso e possam aplicar em sala de aula”, complementa o docente da Esalq.

O convênio entre Esalq e DOME conta ainda com a parceria da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), responsável pela gestão financeira, divulgação e orientação jurídica do projeto.

Fonte: Caio Albuquerque – Esalq USP

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS