Muita gente já ouviu falar em Desligamento Programado, mas não sabe exatamente o que é esse tipo de serviço e nem qual a sua finalidade. Pensando nisso, a Equatorial Goiás destacou os principais pontos que os clientes precisam saber sobre esse serviço essencial para a continuidade e qualidade do fornecimento de energia.
O primeiro ponto é lembrar que a rede de distribuição de energia elétrica também precisa de manutenção, assim como os carros, tratores e equipamentos de irrigação. Por isso, as manutenções programadas trazem melhorias à rede e têm o objetivo de melhorar o fornecimento de energia. Um exemplo dessas ações, é a instalação de espaçadores que evitam o contato direto entre os cabos, no período de fortes ventos e chuvas. A divisão de área, é a instalação de um novo transformador na região, aumentando a carga de energia para locais com alta demanda.
Outras ações como podas de árvores que estão em contato com a rede elétrica, limpeza de faixas de servidão (onde ficam as linhas de distribuição), implantação e substituição de postes e cabos também são realizadas durante as manutenções programadas. Para que toda essa melhoria aconteça, com segurança para todos, é necessário desligar o fornecimento de energia de forma temporária. Porém, como o próprio nome já diz, esses serviços são programados, ou seja, é produzido um calendário com datas, horários e locais específicos, possibilitando que todos os clientes possam se organizar antecipadamente.
Aviso de Desligamento Programado
A Equatorial Goiás sempre avisa aos clientes com 72h de antecedência, por meio de cartas entregues em cada casa ou estabelecimento comercial, informando data, horário e endereços envolvidos.
Caso o cliente esteja contemplado na manutenção programada, estarão disponíveis a data, horário de início e fim do serviço e o tipo de tarefa a ser realizada.
Vale ressaltar que o Desligamento Programado não contempla cidades inteiras, mas sim trechos de bairros, ruas ou locais específicos dos municípios onde é necessária a ação de melhoria.
Mais informações também podem ser adquiridas por meio dos seguintes canais de comunicação:
– Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
– Assistente virtual Clara, pelo WhatsApp (62) 3243-2020;
– Central de Atendimento 0800-0620196 ou;
– Agências de atendimento presencial.
Orientações de Segurança
Quando o assunto é energia elétrica, todo cuidado é pouco. Por isso, é importante garantir a segurança de todos durante as manutenções programadas. E uma forma de fazer isso é não mexer na rede elétrica durante a realização do serviço, pois a energia poderá voltar antes do horário previsto.
É importante destacar que o desligamento poderá ser adiado temporariamente, no caso do atendimento de uma demanda emergencial. Se houver essa necessidade, a Equatorial Goiás informará a nova data para que os clientes se programem novamente.
Fonte: Imprensa Goias