Entre os dias 1 de outubro de 2021 e 31 de março de 2022, será realizada a Expo Dubai 2020, em Conrad Dubai – Emirados Árabes Unidos. A Expo Mundial acontecerá pela primeira vez na região do Oriente Médio, África e Sul da Ásia. Serão mais de 190 países que irão participar deste evento com duração de seis meses. A expectativa dos organizadores é receber mais de 2 milhões de visitantes durante este evento.
Cada país participante terá seu próprio espaço de exposição e o Brasil estará no pavilhão de sustentabilidade. Inclusive no dia 3 de outubro, o CEO da Cdial Halal, Ali Saifi, dará uma palestra no Fórum de Sustentabilidade Econômica Emirados Árabes Unidos – Brasil sobre “Halal Sustentável – o potencial deste mercado” na ExpoDubai 2020. Participará do mesmo fórum o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão.
Potencial de mercado muçulmano – Atualmente, são quase 2 bilhões de muçulmanos no mundo. E a perspectiva é que esta população atinja 2,76 bilhões, ou seja, 29,7% da população mundial em 2050. A Ásia-Pacífico tem a maior população de muçulmanos e contribui com quase 90% da participação total do mercado. No entanto, o Brasil é o maior exportador de produtos halal da América Latina.
Globalmente, no segmento de alimentos e bebidas halal os mais procurados são carnes, aves e frutos do mar, responsáveis por quase 50% das vendas totais do mercado. Frutas, vegetais e grãos halal apresentam uma fatia menor, em torno de 10%, mas que está em franco crescimento, principalmente, porque a população mundial busca por alimentos mais saudáveis.
De acordo com dados da Africa Economic Foundation e Dinar Standard, em 2024, o segmento halal geral espera faturar US$ 3,2 trilhões em 2024 . É importante ressaltar que muitas pessoas acham que a certificação halal é destinada somente para alimentos e bebidas, mas halal está em tudo: fármaco, cosméticos, higiene pessoal, logística, embalagem, moda, mídia, recreação, turismo, finanças e outros.
À medida que os alimentos e bebidas halal estão se tornando mais populares e observando uma maior demanda em todo o mundo, os canais de vendas e distribuição estão crescendo simultaneamente. Os canais de varejo tradicionais têm mostrado a taxa de crescimento mais lenta. Por outro lado, aproveitando a onda do comércio eletrônico, os canais de vendas online estão se mostrando eficazes e eficientes para o mercado de alimentos e bebidas halal, com vendas crescendo em torno de 8% ao ano.
Os países que mais consomem produtos halal são a Indonésia, Turquia, Paquistão, Bangladesh, responsáveis por quase 35% do mercado total de alimentos e bebias halal. À medida que a população muçulmana cresce, estes principais mercados halal, juntos aos países árabes e outras nações do Oriente Médio e África devem ser os principais caminhos para os investimentos halal.
Cdial Halal
Uma das maiores e mais importantes certificadoras halal do Brasil. É a única certificadora da América Latina acreditada pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes (EIAC) e do Golfo (GAC), o que confere seriedade e competência nos segmentos que atua. A Cdial Halal é a primeira certificadora da América Latina a conquistar a categoria “N” para cosméticos e fármacos. Esta certificação é aceita em todo o mundo, inclusive nos países de maior população muçulmana como Malásia, Indonésia, Singapura, Golfo Pérsico (ou Golfo Árabe), entre outros.
Fonte: LN Comunicação