O Governo de Goiás realizou o lançamento das entregas do PAA Quilombola 2025 nesta quarta-feira, 12/11, em Flores de Goiás. O evento aconteceu na Feira Coberta do município, e marca o início de uma nova etapa do programa.
O município de Flores de Goiás se destacou nesta edição, com 51 propostas aprovadas, o maior número entre todos os contemplados. Também participam do programa agricultores de Cavalcante, Minaçu, Cidade Ocidental, São João d’Aliança, Simolândia, Santa Rita do Araguaia, Divinópolis de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás.
O evento deu início às entregas dos alimentos destinados a entidades socioassistenciais cadastradas pela OVG em 11 municípios da região. Em Flores de Goiás, quatro instituições foram classificadas como entidades recebedoras, são elas: Colégio Estadual Quilombola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Associação das Mulheres Produtoras Rurais do Bom Sucesso (AMPRABONS) e Associação dos Produtores Rurais Bom Sucesso (ASPRABOM).
Uma das produtoras contempladas, Júlia Pereira, falou sobre a importância da iniciativa. “A Emater realiza o acompanhamento técnico para garantir a qualidade da produção e, assim que começam a surgir os resultados, lançam o edital do programa para garantir o escoamento desse alimento”, explica.
Como representante das unidades recebedoras, Ana Lúcia Lopes agradeceu ao prefeito de Flores de Goiás, Altran Avelar, pela parceria firmada, que garantiu um acordo de benefícios à população geral.“Essa iniciativa valoriza e auxilia os quilombolas, que são pilar do nosso município”, disse o prefeito.
O coordenador da regional Planalto da Emater Goiás, Adson Rodrigues, parabenizou os produtores quilombolas contemplados com o programa e reforçou:“Todo cultivo realizado por cada um deles é acompanhado pelos os técnicos da Emater que garantem um alimento de extrema qualidade que vai direto para mesa de milhares de famílias assistidas pelo Governo de Goiás”
O PAA Quilombola é executado em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e com recursos do Goiás Social, via Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).
Nesta edição, 134 agricultores familiares quilombolas foram classificados como beneficiários fornecedores habilitados, somando quase R$ 2 milhões em investimentos. O programa vai beneficiar produtores de 11 municípios, fortalecendo a inclusão produtiva das comunidades quilombolas e a segurança alimentar no estado.
Com o dobro de beneficiários em relação à edição anterior, o programa representa um avanço importante na valorização das comunidades tradicionais e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar em Goiás.
Fonte: Emater Goiás



