Turismo Rural é destaque do espaço da Emater/RS-Ascar, que apresenta aos visitantes o potencial do setor e divulga os diferentes roteiros turísticos do RS
Em mais uma edição da Expointer, o Turismo Rural é destaque do espaço da Emater/RS-Ascar, que apresenta aos visitantes o potencial do setor e divulga os diferentes roteiros turísticos do RS. Nesse sentido, um projeto inédito no Estado foi criado para fortalecer a divulgação desse segmento. Nesta segunda-feira (27/08), entidades participaram do lançamento do Hotsite de Turismo Rural do RS, ferramenta criada para divulgar os mais de 300 estabelecimentos de turismo rural espalhados pelo Estado.
Essa inovação surgiu do Grupo de Trabalho para o Turismo Rural Gaúcho (GTTR), atualmente configurado como Câmara Temática e inserido no Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul (Conetur), que tem por finalidade estabelecer entre os seus participantes ações para o fortalecimento do segmento, visando fomentar a qualificação dos trabalhadores envolvidos. Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Associação Brasileira do Turismo Rural (Abratur), Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Centro Universitário Metodista (IPA), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Sebrae, Senar e Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob a coordenação da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel), compõem o Grupo de Trabalho do Turismo Rural do RS.
“Esse é um projeto inédito no RS. Nunca antes o segmento de turismo rural teve um hotsite exclusivo, especialmente com o detalhamento de informações. A partir de 2016 foram iniciadas as coletas de dados a campo. Essas informações coletadas possibilitaram o lançamento do diagnóstico atualizado do turismo rural, dados que, hoje, subsidiam o hotsite”, explicou a coordenadora do GTTR, Rosana Simões.
A turismóloga da Emater/RS-Ascar, Fernanda Costa, fez a apresentação do hotsite e dos seus conteúdos. Segundo ela, são mais de 300 itens catalogados em todo o Estado, de 22 regiões turísticas, abrangendo 84 municípios. Ao usar a ferramenta, o usuário poderá dividir sua busca por temáticas, como hospedagem, região turística, idioma e funcionamento. O hotsite foi desenvolvido pela equipe da Gerência de Tecnologia da Informação da Emater/RS-Ascar e está hospedado no site da Instituição.
Os dados coletados a partir da pesquisa a campo, além de contribuir para a criação do hotsite, garantiram a atualização das informações acerca do cenário envolvendo o turismo rural no Estado. “A realização desse trabalho vem mostrando o grande potencial do turismo rural em todo o Estado. Os números levantados nos apresentaram resultados interessantes. De todos os empreendimentos pesquisados, 68% são propriedades rurais e 29% são microempresas que já estão atuando no setor. Em 41% das propriedades, o turismo foi elencado como a principal atividade econômica e em 60% dos casos novos produtos foram desenvolvidos a partir do turismo rural. O aumento na venda dos produtos, mais de 60%, bem como a qualidade de vida das famílias inseridas nesse segmento, também são fatores destacados na pesquisa”, enfatizou a turismóloga da Emater/RS-Ascar.
Autoridades participaram do lançamento do hotsite, entre elas o presidente da Emater/RS, Iberê de Mesquita Orsi, e o secretário Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, entre outras lideranças envolvidas no setor.
O turismo rural é destaque também no espaço organizado pela Emater/RS-Ascar no Pavilhão da Agricultura Familiar. Todos os dias, durante a Expointer, roteiros turísticos de diferentes municípios do Estado estão divulgando seus produtos e serviços aos visitantes. Representantes dos municípios de Passo Fundo, Rolante e Nova Roma do Sul estão no espaço do turismo rural, nesta segunda-feira (27/08), divulgando seus roteiros turísticos.
Fonte: Emater-RS