30.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEnólogo aponta viabilidade de vinhos de alto padrão no Cerrado

Enólogo aponta viabilidade de vinhos de alto padrão no Cerrado

Produzir vinhos finos em pleno Cerrado goiano é um desafio que envolve ciência, sensibilidade e inovação. Na equipe à frente dessa missão está o enólogo Francisco Mickael, um dos responsáveis pela Bodega COSTACAVE, vinícola boutique integrada ao Condomínio Reserva Fazenda Canoa, em Silvânia (GO). O empreendimento é o primeiro condomínio vinícola do Brasil Central, e une natureza, arquitetura autoral, luxo e enogastronomia em um mesmo projeto.

Com vinhedos às margens do Lago Corumbá IV, a Bodega COSTACAVE  nasceu com a proposta de unir tecnologia e manejo sustentável para adaptar a viticultura ao clima tropical. “O Cerrado tem um comportamento muito diferente das regiões tradicionais de produção de vinho, com um inverno seco e verões chuvosos. Para alcançar uvas de qualidade, trabalhamos com irrigação controlada, manejo de solo e a técnica da dupla poda, que permite colher uvas no inverno, com condições ideais de maturação”, explica Francisco Mickael.

Os vinhos da Bodega COSTACAVE  têm como proposta sensorial equilibrar frescor, fruta e elegância, refletindo a força e a diversidade do Cerrado. O idealizador do empreendimento, o advogado tributarista e empresário Fernando Costa, da FRSC Participações, selecionou as uvas Syrah e Primitivo, variedades europeias, devido à sua excelente adaptação à dupla poda e ao clima quente do planalto goiano.

“A Syrah é a rainha das uvas de dupla poda, muito produtiva e reconhecida por vinhos aromáticos e elegantes. Já a Primitivo mantém boa acidez mesmo em regiões quentes, o que garante equilíbrio e frescor aos rótulos”, destaca o enólogo Francisco Mickael sobre as variedades escolhidas.

Além da excelência técnica, a COSTACAVE  também inova ao integrar o enoturismo à vida condominial, algo inédito no Brasil Central. O parreiral na entrada do empreendimento já se tornou parte da identidade da Fazenda Canoa, funcionando como uma espécie de cartão de visitas para moradores e visitantes.  

Para o idealizador do Condomínio Reserva Fazenda Canoa, Fernando Costa, a presença da vinícola representa o encontro entre natureza, cultura e estilo de vida. “A COSTACAVE  é mais do que uma vinícola, é um símbolo da integração entre a paisagem e o viver bem. Aqui, o vinho se torna parte do cotidiano, uma experiência que conecta o morador ao território”, afirma.

Neste limiar de qualidade conquistado, o vinho COSTACAVE representará a vitivinicultura do Cerrado goiano no Mesa São Paulo 2025, que acontece nos dias 30 de outubro a 01 de novembro. Promovido pela revista Prazeres da Mesa, o evento acontece no Museu da América Latina, em São Paulo, das 10h às 20h, com expectativa de 8 a 10 mil pessoas. 

Fonte: Eduarda Leite 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS