Especialistas e consultores participaram na última semana do evento Eloos Batata. O encontro técnico, realizado na cidade mineira de Camanducaia, teve foco no manejo eficaz e no controle de doenças da bataticultura. Criado pela Sipcam Nichino Brasil, o grupo denominado Eloos Batata tem por objetivo impulsionar um fórum de discussões permanente voltado às principais questões fitossanitárias da batata brasileira.
Durante a reunião, especialistas convidados traçaram um panorama da incidência e das estratégias de controle das doenças pinta-preta e Rhizoctoniose ou mancha-asfalto, sobretudo, que levam prejuízos potenciais à qualidade da cultura. Apresentações técnicas demonstraram a eficácia de fungicidas da Sipcam Nichino na batata, com foco principal nas soluções Pulsor® 240 SC e Soleado®.
O recém-lançado Soleado®, comparado a outros produtos do gênero, entregou em testes e pesquisas eficácia superior, entre 93% e 95%, no controle da pinta-preta na batata, informa o engenheiro agrônomo Marcelo Palazim, coordenador de marketing de especialidades. Segundo ele, o fungicida previne a entrada de doenças, além de inibir novos ciclos de desenvolvimento de patógenos.
“Age eficazmente em patógenos de difícil controle, é seletivo às culturas para as quais está recomendado – inclusive tomate e café – e proporciona praticidade na mistura e na pulverização”, acrescenta Palazim. Conforme o agrônomo, Soleado® também mostrou resultados consistentes quando empregado no chamado manejo de resistência de patógenos a fungicidas sistêmicos.
Já o fungicida Pulsor® 240 SC, ele complementa, deve ser aplicado no sulco de plantio da batata. “Específico para o controle da Rhizoctoniose, preventivo e curativo, age sobre as diversas raças do fungo Rhizoctonia solani”, observa Marcelo Palazim.
“Trata-se de uma solução capaz de controlar essa doença ao longo de grande parte do ciclo da batata. Apresenta efeito residual prolongado e ação curativa. Mostrou nos testes e pesquisas transferir excelente relação custo-benefício no tratamento da lavoura. É hoje uma opção segura do produtor ante os prejuízos potenciais da ‘Rhizoctoniose’, que provoca a podridão da batata”, finaliza.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Fonte: Fernanda Campos